O desperdício da água, virou um dos fatores de maior alerta no mundo, o uso racional da água é necessario para se obter um auto controle e com isso diminuir o fluxo gasto de água, (.) os usuários da água principalmente das grandes cidades, não estão dando conta do grande desperdicio da água que consomem, o governo por sua vez, não se manifestam, nem tomam uma atitude de forma radical em relação ao controle de consumo, reaproveitamento ou até mesmo redução de distribuição por dia.
Os brasileiros(,) se soubessem em média o quanto de quantos litros gastado gastam por dia,através de ações sociais organizadas pelo governo ou até mesmo por comerciais de TV´S, por visita de agentes sociais nos lares, colégios trabalhos, consciêntizando cada usuário da importância e do grande desperdicio do único tesouro que o ser humano não paga caro para usufluir, principalmente as crianças e jovens que não fazem idéia da importância do controle da água doce, e do muito desperdício do pouco que temos, pois jovens crescem vendo o grande desperdício e não fazem idéia do quanto é gasto quando ao menos não desligam a torneiro enquanto escovam os dentes.**
Uma boa solução seria a dessalinização, onde que *** já vem sendo executado executada em ilhas brasileiras como Fernando De Noronha, outra boa solução seria o reaproveitamento de águas de chuvas através de recipientes feitos pro caso, e também o reaproveitamento da água que nós mesmso usamos, no mínimo reduziria 15% da água desperdiçada em todo o país e no mundo.
Comentários do corretor
** Parágrafo confuso, mal pontuado e sem clareza de raciocínio. Reorganize.
*** onde é usado apenas para se referir a local.
Atenção à organização das ideias, à pontuação, à concordância verbal, de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem explorar as informações da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |