Água é uma das riquezas mais abundantes do planeta Terra, embora apenas uma porção seja própria para o consumo. O Brasil é privilegiado por ser rico em rios e lagos, embora ainda existam regiões que detêm uma enorme seca em determinados locais.
O estado de São Paulo sofre umas das piores escassezes de água dos últimos tempos. A falta de chuvas ajudou a esvaziar mais rapidamente o reservatório que abastece a metrópole de São Paulo e suas cidades vizinhas. Situação que levou a usar o volume morto do reservatório para suprir as necessidades dos habitantes dessa região. O homem(,) que (é) incapaz de manipular o clima a seu favor, usa no momento rodízios de água, para que todos tenham a acesso há a um pouco desse líquido indispensável.
Embora a falta de chuvas agrida bastante o volume do reservatório, a falta de economia de água também foi favorável para que tal fato se tornasse presente nos dias atuais. O sistema de transporte que leva água a cidades também é algo que piora a situação, canos em péssimo estado e falta de manutenção, desperdiçam enormes quantidades de água potável que poderiam chegar às casas da população.
Ter o hábito de cuidar do meio ambiente e proteger os rios da poluição derivada da ação do homem, ameniza a passar por uma crise. Sendo que para a água torna ser potável novamente, precisa de certo tempo e um adequado tratamento que por sua vez se às vezes fica difícil quando o homem polui sem pensar nas consequências.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, há espaço para explorar melhor os elementos da coletânea e extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |