Água, é a substância necessária para a sobrevivência de todos os seres vivos existentes no planeta, inclusive o ser humano. Dependemos de água para tudo em nossa vida, pois, sem ela não vivemos. Mas essa substância que necessitamos tanto está aos poucos se acabando, e simplesmente o maior causador da falta de água em alguns lugares do país como a região Nordeste, que é a parte mais seca do país onde a escassez de água é intensa no verão, somos nós seres humanos. Mas este ano não só o Nordeste está passando por esta situação, como também a região Sudeste.
Apontam pesquisas que no ano de 2013 e início de 2014 quase não choveu na região de São Paulo, o que contribuiu para baixar o nível do Sistema Cantareira, o qual abastece a região metropolitana de São Paulo da capital paulista. O Governo(,) para tentar amenizar o gasto absurdo de água(,) resolveu fazer racionamento de água, dando até descontos de 30% na conta de água para quem economizar 30% do consumo normalmente gasto no mês. O Governo resolveu também retirar a água do volume morto do Sistema Cantareira, o que fez aumentar o nível de água. (Outro) Um projeto importantíssimo e que beneficiará várias regiões com o abastecimento de água, é transposição do Rio São Francisco.
Será que a culpa desses problemas com a falta de água é somente do clima da região? Não. Os fatores que contribuem contribui muito para essa seca é a forma como os seres humanos usam a água. O desperdício de água é muito grande. Gastam litros e mais litros lavando um carro, uma calçada, quando que o indicado é usar um balde para lavar tais coisas, e as pessoas não se conscientizam disso e usam mangueiras. Para resolver o problema da escassez de água é necessário que sejam feitas muitas coisas, e a principal delas é conscientizar a população desses graves modos de usar a água.
Enfim, para que possamos resolver os problemas que envolvem a falta de água, é preciso de muita conscientização. Projetos de incentivo em escolas, universidades, mídia e em tantos outros meios de comunicação. Uma educação ambiental desde cedo na escola é de suma importância para que tenhamos jovens e adultos futuros capazes de preservar por nosso ambiente, especialmente a água, que como foi citado acima, sem ela não sobrevivemos .
Comentários do corretor
Atenção à repetição de termos no texto, à concordância de número (singular e plural) e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o assunto. No entanto há espaço para explorar melhor a coletânea e desenvolver uma discussão mais abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |