A desigualdade em todas as suas formas, trata-se de é um processo enraizado no estabelecimento das primeiras sociedades, e que se consolidou com a instituição do capitalismo.
Apresenta características que a configuram como uma questão social, uma vez que é ofertado á à grande maioria da população, um acesso limitado a direitos básicos como: saúde, água potável e educação. A própria segregação de raças que seleciona aqueles para os quais serão promovidas as oportunidades de superação na vida, é um fator desafiador da desigualdade. Bem como também é notável a contribuição do poder político para o aumento da taxa de disparidade mundial, visto que é parte de sua jurisdição promover uma distribuição financeira igualitária, (.) e a presença de pouca renda nas mãos de muitos, e o excesso de capital nos bolsos de apenas 1% dos indivíduos, comprova a falha do sistema governista.
Os desvios na administração pública devem ser superados visando permitir que a igualdade torne-se um pilar social. Porém, estas deficiências são passíveis apenas de uma considerável redução e a espera pelo fim da desigualdade é uma crença improvável, pois para corrigir este problema a sociedade e seus setores precisariam ser derrubados e reerguidos do nada, o próprio modelo econômico teria que ser revisado e submetido à uma reforma.
Medidas que provavelmente não seriam bem aceitas por todos, porque a desigualdade é uma consequência inevitável do desenvolvimento cada vez maior dos padrões de vida, e erradicá-la seria o mesmo que exercer um equilíbrio sobre o crescimento econômico desenfreado que tem sugado o pouco dos que nada possuem e distribuído aos que já tem demais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
Quanto ao conteúdo, o texto apresenta argumentação coerente e coesa sobre o tema proposto, porém exemplos ajudariam a ilustrar melhor a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |