A desigualdade existe entre as raças, os países, na economia, e todas elas fazem parte da (desigualdade) social. Esta vai desde a Antiguidade entre reis e escravos, Idade Média entre clero e camponeses, e infelizmente continua existindo(,) como entre ricos e pobres. Os pobres são a grande maioria, sem educação de qualidade, com pouca renda e muitas vezes sem se quer sequer usufruir de seus direitos básicos. Já os ricos têm o reverso e chegam a possuir em excesso o que falta aos pobres, inclusive estudos.
Essas divergências são consequência de uma série de fatores, como o acúmulo de capital e a divisão de classes, ambos na visão de Karl Marx- uma vez que a classe burguesa explora a classe proletária para obter cada vez mais lucro, enquanto esta não consegue fazer tal acúmulo. E talvez até pela perfectibilidade apresentada por Jean Jacques Rousseau- teoria de que o homem constantemente deseja melhorar suas capacidades, assim alguns têm mais força ou beleza que outros, por exemplo, o que causa inveja e outros sentimentos que os fazem guerrear e cometer violações.
Contudo atualmente uma diferença que se sobressai é a econômica. Quanto mais dinheiro, mais acesso (à) educação, saúde, lazer de qualidade entre outros, alguém possui. Por isso os mais pobres muitas vezes vão desde roubar alimentos a invadir propriedades; eles desejam sua ascensão social e recorrem a adquirir dinheiro a qualquer custo, afinal é mais fácil do que buscar conhecimento.
Porém, a disparidade não é uma questão sem resposta. Os cidadãos devem exigir seus direitos. Como acredita Marx: um único indivíduo não conquista os desejos de uma classe, mas sim a classe como um todo, no caso os mais pobres. Além disso, o fundamental é garantir educação; o povo tem que conhecer sua história, as razões para os acontecimentos e saber se comunicar, além de elevar ao máximo possível seus talentos. É como defende Rousseau em “Emilio”- abordando a necessidade de ampliar as capacidades do indivíduo desde pequeno. O combate à desigualdade é um processo lento e complexo, mas não deixa de ser possível para quem o deseja.
Comentários do corretor
Bom texto! Traz boas referências e possui uma argumentação clara e coerente com o tema proposto.
Atenção, no entanto, ao uso de preposições, à pontuação e à grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |