DESIGUALDADE SOCIAL – “A Busca implacável pelo poder sem medida” - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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A desigualdade social, jamais poderá ser considerada como o “mal do século XXI”, ela já faz parte de nossas vidas desde os tempos mais primórdios.

Quando o Brasil iniciou seu processo de colonização e nossos colonizadosres que aqui chegaram, forçaram nossos índios a trabalhar como escravos; neste momento já instalávamos a desigualdade social no país.

Para diminuirmos os efeitos colaterais, causados no Brasil império, e que se alastram até hoje, necessitamos com urgência, realizar mudanças, nas políticas socioeconômicas, a fim de que possamos promover melhores condições de dignidade às classes menos favorecidas da população.

Precisamos reduzir as cargas tributárias pagas pela população mais pobre e aumentar drásticamente a carga tributária, paga hoje, pelos mais ricos, que não passam de 1% da população é e que têm hoje (a) menor tributação de impostos, como ocorre na maioria dos países; quanto mais se têm tem, menos se paga! Uma inversão de valores incoerente e desumana.

É necessário que a população se conscientize e apoie a continuidade de projetos sociais existentes, como Bolsa Família, Brasil Carinhoso, Minha casa Minha vida, Pronatec; projetos estes, que têm ajudado na redução e retirada de milhões de famílias da extrema pobreza, que tem colocado crianças na escola e dado oportunidades aos pais de procurar um emprego digno, se qualificar profissionalmente e a buscar uma melhoria na qualidade de vida.

A distribuição de renda, de forma desigualitária e o enorme distanciamento que existe entre as classes sociais, não serão fáceis de serem exterminadas exterminados, aque se lutar muitos anos ainda, em prol da diminuição dessa desigualdade.

Enquanto, nós seres humanos, estivermos mais preocupados em acumular riquezas,  ganhar dinheiro e posição social, que na maioria das vezes, nos trazem imensos prejuízos pessoais, como stress, problemas familiares, doenças e frustações; do que (em) ajudar a erradicar esta doença que é a pobreza e a falta de educação nesse país, estamos estaremos caminhando rumo ao fracasso, como uma nação soberana.

Enquanto ainda houver, fome, violência, desnutrição, racismo, dificilmente encontraremos um meio de acabar com toda está esta desigualdade que tanto mal tem causado a à humanidade!

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (masculino e feminino).

O texto explora o tema proposto, porém as falhas gramaticais acabaram comprometendo a clareza de raciocínio em alguns trechos. Atenção à organização das ideias.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente