A desigualdade social ainda é um entrave para a sociedade. Apesar de algumas ações terem sido tomadas pelos Estados, há um longo caminho para a idealização da verdadeira democracia.
Dentre os inúmeros tipos de desigualdade, a de renda tem sido a mais difícil de reverter. A concentração de bens nas mãos de poucos provém da evolução no conceito de propriedade e acúmulo de riquezas no curso da história da humanidade. Isso reflete a atual situação social, enquanto um cidadão com maior poder aquisitivo tem acesso aos melhores serviços de saúde, educação e progresso econômico, a maior parcela da população marginaliza-se, sendo que essa desproporcionalidade causa inúmeros conflitos dentro do meio social.
Esse fenômeno acentua-se em países subdesenvolvidos, onde ainda faltam recursos e políticas públicas para reverter essa situação. Segundo algumas pesquisas*, as ações de inclusão social no Brasil não surtiram um efeito como o esperado, no entanto, como a desigualdade é um problema advindo de séculos, é fato que os resultados colocados em prática hoje só serão notados daqui alguns anos ou décadas. Logo, o ideal seria manter essas políticas, aperfeiçoando-as e promovendo-as de modo que alcancem aos que realmente necessitem delas.
Uma sociedade igualitária pode ser considerada utopia para alguns, porém, para outros é algo que pode ser concretizado se todos possuírem como princípio a busca por um corpo social inteiramente democrático. É importante ter a ciência de que (a) desigualdade afeta todos os seres que vivem em comunidade. Além disso, o Estado deve servir como agente criador de uma isonomia plena entre os cidadãos.
Comentários do corretor
* Usar essa expressão inexata pode gerar dúvidas quanto à credibilidade do texto. Cite a fonte de pesquisa ou pule essa introdução e já afirme de início que "as ações de inclusão social no Brasil..."
O texto explora o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem aprofundar na questão e sem citar exemplos que possam contextualizar melhor o leitor acerca da problemática debatida. Aproveite os elementos da coletâne e desenvolva um texto ilustrativo e persuasivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |