A desigualdade é uma das principais problemáticas sociais da atualidade. De acordo com a Constituição brasileira, uma das metas governamentais é erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade social. Porém, será que este problema é utilizado como estratégia?
A partir da década de 1990, o Brasil adotou medidas assistenciais para combater a pobreza, como a criação de programas de auxílio luz, gás e alimentação para a população carente. Mas, esta medida não anula a desigualdade, visto que a população está sendo mal remunerada. Além disso, a população cria o vício da pobreza e é facilmente manipulada através destes programas governamentais que, ao invés de conceder melhorias, apenas são utilizados como estratégia, a fim de esconder as falhas sociais.
No Brasil, um dos principais fatores que causam a desigualdade é a má distribuição de renda, onde há muita concentração numa pequena parte denominada elite, enquanto é mal distribuída entre os diversos estratos da sociedade. Embora o salário mínimo sofra pequenos aumentos, a estrutura tributária permite que haja uma distribuição injusta no país, pois, de acordo com o IPEA, os indivíduos que ganham até dois salários mínimos pagam mais impostos do que aqueles que possuem uma renda superior a trinta salários. Além disso, a urbanização acelerada decorrente do êxodo rural e da industrialização atraiu muitas pessoas para as cidades, o que resultou em favelas, devido ao despreparo urbano e, consequentemente, a falta de escolas, hospitais, moradia e transporte.
Talvez, a desigualdade não seja utilizada pelo governo como opção, mas é uma estratégia para manipular a massa, portanto, eliminá-la totalmente seria uma utopia, mas é possível diminuí-la através de reformas salariais, com o aumento de trabalho formal, e tributária, com a diminuição dos impostos. Assim, este e outros problemas sociais seriam evitados.
Comentários do corretor
Bom texto. Explora o tema proposto de forma ilustrativa e com um ponto de vista crítico.
Atenção, no entanto, ao uso de acentos e de preposições.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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