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Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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O processo de modernização encontra-se presente em todo o mundo desde o séc. XIX, com ele acarreta-se o surgimento das desigualdades, que de forma mais abrangente pode chama-la ser chamada de desigualdade social. Entretanto, este mal vem crescendo devido a à ascensão do capitalismo, principalmente nos países subdesenvolvidos, onde a população rica chega a representar apenas 1% da população total.

Diversos tipos de desigualdades encontram-se presentes no mundo contemporâneo, como a desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade de classes sociais e a desigualdade etária. Todas têm em comum um grupo mais favorecido entre os demais, no qual os quais vivem em conflito em busca de direitos iguais, oportunidade, e justiça.

A que mais se destaca de acordo com o que vem sendo debatido em palestras e pelo governo, são as desigualdades sociais. O filósofo Karl Marx afirmava a existência de uma forte luta de classes, aquela que está sempre em busca de acumular capital, aquela que trabalha para sobreviver e aquela que vive na miséria.

 Países que ainda estão em desenvolvimento são os que mais sofrem com os efeitos da desigualdade, e ela se torna de fácil percepção, já que em um pequeno espaço físico encontram-se realidades opostas, a maioria pobre desfavorecida e a minoria rica que se sobressai com uma educação, transporte, saúde, alimentação e diversos outros aspectos de qualidade. Tudo isto reflete nos dados estatísticos de cada país, onde encontram-se uma alta taxa de mortalidade, evidente miséria, fome, disparidades sociais e violência.

Assim, a desigualdade é vista de forma consequente como conseqüência da rápida modernização e busca por mais capital em prol de uma minoria. Para amenizá-la, torna-se inevitável a participação do governo. Tomando como base o poder do estado, medidas para erradicar a pobreza extrema -como a divisão da renda do país- já vêm sendo tomadas. Contudo a população deve estar sempre consciente na hora de escolher seus candidatos, tendo em vista aqueles que presam prezam pela melhoria de todos num geral, não favorecendo apenas os que têm capacidade financeira elevada, para que assim o desafio de acabar com a desigualdade não venha a aumentar.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e ao uso de pronomes relativos adequados.

O texto explora o tema proposto de forma ilustrativa, porém a crítica sobre o assunto poderia ter sido um pouco mais elaborada e aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente