No momento em que o homem decide viver em sociedade ele assume o papel de cidadão, onde ele deve trabalhar para o bem de todos, aceitando uma série de obrigações e direitos para que essa sociedade avance. Mas isso é apenas teoria, pois o que realmente se remete, é que por natureza o homem é ganancioso e deseja sempre ter mais bens que o seu próximo e isso acaba consequentemente gerando a desigualdade social.
É de fato que o capitalismo colaborou de forma significativa para a desigualdade, pois nele haverá sempre a luta de classes, a burguesia contra o proletariado, onde o senhor burguês está sempre enriquecendo e (o) proletário fica estagnado. Certamente um necessita do outro para sobreviver, mas isso acaba por gerar desarmonia na sociedade como um todo, temos aí a desigualdade social, resultado de uma sociedade organizada.
Atualmente os países que mais sofrem com essa desigualdade são países capitalistas em desenvolvimento, claro, que até a maior potência mundial também tem seus níveis desiguais, más mas é em países como o Haiti e outros, como os do continente africano e asiático(,) (que) se localizam níveis alarmantes.
Hoje é praticamente impossível reverter a situação de desigualdade no mundo, pois os países em sua grande maioria são capitalistas e com toda certeza isso não irá mudar. O que Isso nos leva a crer que essa desigualdade continue crescendo conforme o tempo passa.
Portanto é de extrema necessidade que todos, até os mais ricos cidadãos, fiquem a par desta dura realidade que acomete os necessitados, para que cada um, faça um mínimo de esforço para que se tente mudar essa verdade, pois são de pequenos atos que nascem grandes mudanças(,) e no momento em que os “senhores do dinheiro” perceberem que é necessário dividir, talvez eles possam enfim retribuir tudo o que já lhe deram e ajudem quem os ajudou.
Comentários do corretor
Atenção para a pontuação, a grafia correta das palavras e a coesão.
O texto explora o tema proposto usando argumentos de viés moral, o que pode ser um pouco polêmico, mas não deixa de ser um ponto de vista. Busque aproveitar um pouco mais os dados oferecidos pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |