Desigualdade e o homem na historia - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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Desigualdade social é um problema que todos os países possuem(,) alguns em maior escala enquanto outros em menor (,) depende muito do estado de desenvolvimento do país(.) onde se compararmos gráficos apresentados pelo IBGE podemos notar claramente esse fato, que países menos desenvolvidos tendem a ter um maior índice de desigualdade .

Isso se dá principalmente pela  Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais.

Segundo estudiosos*(,) com o surgimento do capitalismo essa desigualdade se tornou mais visível, pois na passagem do feudalismo para o capitalismo muitos comerciantes perderam seus negócios (de) onde retiravam todo o sustento de suas famílias, obrigando-os a depender de ajuda de alheios.

Pensando nesta desigualdade(,) filósofos criaram a ideia de socialismo(,) onde que adquiriu mais evidência na Europa, (.) o socialismo visava acabar com a desigualdade social onde toda a riqueza de um país seria dividida igualmente entre todos, todos teriam os mesmo direitos e deveres.

Contudo(,) após a mais significativa experiência socialista ocorrida após a revolução russa(,) não foi o que esperava (e) o sistema entrou em colapso e decadência, destorcendo distorcendo sua real finalidade.

Com isso podemos concluir que apesar de () muitos séculos a sociedade vem vir tentando diminuir esta desigualdade, provavelmente ela nunca deixará de existir(.) o que pode ser feito é o governo amenizar as dificuldades de dos pobres(,) melhorando a qualidade de vida e incentivando a educação de jovens onde que futuramente poderão diminuir drásticamente esse esta realidade entre rico e pobre.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso de acento, ao uso adequado de pronomes relativos e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma superficial, sem se aprofundar na discussão. Utilize melhor as possibilidades da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente