A desigualdade social é um fenômeno caracterizado, sobretudo, pela diferença de renda entre a população. Não é um evento recente, mas se expandiu com o advento das relações comerciais e expansão da industrialização, ocorrida no Brasil na década de 30, período do governo provisório de Getúlio Vargas. Esse avanço foi importante para a economia do país, mas separou ainda mais as classes sociais entre ricos, composta principalmente pelos empresários, e pobres, composta pela classe operária.
É plausível que no atual sistema capitalista, haja diferenças salariais de acordo com a profissão exercida. O problema, portanto, não é a diferença econômica, mas sim a má distribuição de renda. Esta(,) por sua vez, manifesta-se em diversos contextos: educação, cultura e espaço geográfico. (,) Colocando alguns indivíduos em condições mais vantajosas do que outros.
Cabe ressaltar que, a educação contribui para que o indivíduo tenha mais oportunidades de trabalho, status e prestígio. Apesar disso, pode haver também má distribuição de renda entre as profissões. É possível encontrar editais de concursos públicos, para a vaga de psicólogo, por exemplo, cujo tempo de graduação são de cinco anos, com salários mais baixos do que o oferecido no mercado privado de pedreiros, que não exige escolaridade.
Em suma, compreende-se que a diferença social e principalmente a má distribuição de renda é são as a principal principais causadoras dos diversificados problemas sociais que o Brasil apresenta, como pobreza, miséria e favelização. (,) Sendo estes, empecilhos para o desenvolvimento econômico do país. É preciso que o governo deixe de investir em medidas emergenciais e paliativas e passe a apresentar programas que são sustentáveis a longo prazo. Sendo necessário É necessária a criação de empregos, qualificação da mão-de-obra e políticas públicas que incentivem às exportações*.
Comentários do corretor
* Qual é a relação entre incentivo às exportações e diminuição da desigualdade social? Desenvolva melhor a conclusão.
Atenção para a pontuação, especialmente o uso adequado da vírgula, e a concordância de número (singular e plural).
O texto explora o tema proposto, porém a argumentação poderia ter sido mais aprofundada e a coletânea melhor explorada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |