Na atualidade, as pessoas continuam buscando acabar com a falta de igualdade e justiça. No entanto, viver tem esses fatores como efeito colateral. É evidente que todos almejam ter qualidade de vida e suas necessidades supridas(,) mas em uma sociedade competitiva, na maioria das vezes, só pessoas que possuem uma renda maior conseguem obter sucesso. Pessoas de baixa renda não têm acesso à uma educação de qualidade e com isso sua possibilidade de conseguir um bom emprego diminui. Essas pessoas não possuem um senso crítico apurado, o que facilita a manipulação delas.
Outro aspecto relevante, é que mulheres de família mais humilde são incentivadas a serem mães cedo, enquanto as de família com mais condição (são incentivadas) a estudar para conseguir oportunidades melhores, assim aumenta a desigualdade. Na hora das eleições, as pessoas podem não fazer uma boa escolha e com isso contribuir para o aumento da desigualdade, uma vez que o candidato pode não está estar apto para devido cargo, como por exemplo, no Brasil foi eleito um palhaço para ocupar o cargo de senador.
Os avanços também ajudam a aumentar a desigualdade social.Na revolução industrial, por exemplo, serviços manuais foram trocados por máquinas, gerando desemprego e consequentemente desigualdade. A desigualdade não pode ser erradicada totalmente pois faz parte da natureza humana, mas se criam medidas para tentar nivelar ela nivelá-la. É notório quem em países não desenvolvidos e corruptos a desigualdade social é bem maior. Espera-se que não se roube dos ricos para fornecer aos pobres(,) mas que se crie políticas que invistam na educação, saúde e criação de empregos para que todos possam buscar por uma vida melhor.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à coesão entre as ideias.
O texto explora o tema proposto, porém sem extrapolar o senso comum e com pouco aproveitamento dos elementos oferecidos pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |