Efeito Colateral - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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Na atualidade, as pessoas continuam buscando acabar com a falta de igualdade e justiça. No entanto, viver tem esses fatores como efeito colateral. É evidente que todos almejam ter qualidade de vida e suas necessidades supridas(,) mas em uma sociedade competitiva, na maioria das vezes, só pessoas que possuem uma renda maior conseguem obter sucesso. Pessoas de baixa renda não têm acesso à uma educação de qualidade e com isso sua possibilidade de conseguir um bom emprego diminui. Essas pessoas não possuem um senso crítico apurado, o que facilita a manipulação delas.

Outro aspecto relevante, é que mulheres de família mais humilde são incentivadas a serem mães cedo, enquanto as de família com mais condição (são incentivadas) a estudar para conseguir oportunidades melhores, assim aumenta a desigualdade. Na hora das eleições, as pessoas podem não fazer uma boa escolha e com isso contribuir para o aumento da desigualdade, uma vez que o candidato pode não está estar apto para devido cargo, como por exemplo, no Brasil foi eleito um palhaço para ocupar o cargo de senador.

Os avanços também ajudam a aumentar a desigualdade social.Na revolução industrial, por exemplo, serviços manuais foram trocados por máquinas, gerando desemprego e consequentemente desigualdade. A desigualdade não pode ser erradicada totalmente pois faz parte da natureza humana, mas se criam medidas para tentar nivelar ela nivelá-la.  É notório quem em países não desenvolvidos e corruptos a desigualdade social é bem maior. Espera-se que não se roube dos ricos para fornecer aos pobres(,) mas que se crie políticas que invistam na educação, saúde e criação de empregos para que todos possam buscar por uma vida melhor.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à coesão entre as ideias.

O texto explora o tema proposto, porém sem extrapolar o senso comum e com pouco aproveitamento dos elementos oferecidos pela coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente