A desigualdade social, é um problema totalmente politico, e só com um plano politico eficiente um país pode mudar essa realidade.
Governos corruptos, equivocados e incompetentes, só agravam cada vez mais a desigualdade no mundo, e isso não quer dizer que,
o governo deve sustentar seu povo até o fim da vida, não, longe disso ! Eles devem preparar seu povo na infância, dando, educação,
saúde e segurança, para que, quando eles se tornem adultos, eles passem a somar no país, e não se tornar um peso, um segurado.
Os países ricos sabem disso, por isso eles ficam cada vez mais ricos, porque investem princialmente na educação do seu povo, e nesse
quesito o Japão estar está em primeiro lugar ! (.) O Brasil, não é um país pobre ! Ele é um país rico. (,)Só que, por mais de 50 anos ele é incompetentemente
administrado, porque quem chega lá no poder,não está preocupado com o crescimento do país, quem chega lá, só estar está preocupado em roubar, (.)
infelizmente, nos últimos anos, o Brasil, foi mais saqueado e esculhambado do quê que em 22 de abril de 1500, quando Cabral aportou aqui, com suas três
caravelas, Pita, Nina e santa Maria. Só que, Cabral, não era brasileiro, e não tinha compromisso com a nação brasileira. Então, assim, enganou os índios
e levou o que bem quis, como se o Brasil dele fosse.
O país, que, não investe em educação, saúde e segurança, depois ele vai gastar muito mais, com presídios, saúde e pensões, (.) só hoje, poderemos plantar a semente do amanhã, o plantio é selecionado, mas, a colheita é certa ! Você não pode plantar carvão e colher ouro ! São das crianças o futuro de uma nação, os governos devem investir nelas, para que no futuro elas tomem conta dos velhos.
Um governo inteligente, cuida de seu povo desde o berçário, com amor, higiene e educação, com boas creches, incentivo ao esporte, escolas de qualidade, ensinando desde pequeninos tudo o que é certo na vida, porque, quando você aprende o que é certo, você até poderá fazer o errado, mas, será muito difícil você escolher o errado. Assim, se combate e extingui extingue a desigualdade social no mundo. Porque, se ela é uma doença, um governo com amor por seu semelhante, honestidade,competência e convicção não é um remédio, e sim sua cura.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão.
O texto possui traços de pessoalidade, como o diálogo direto com o leitor, que não condizem com o texto dissertativo. Além disso, a argumentação foi baseada mais em apelos emocionais do que em fatos, dados e argumentos persuasivos. Leia mais sobre o tema e procure elaborar um texto mais crítico e menos sentimental.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |