Desde os tempos primórdios da sociedade a ambição passou a imperar sobre o homem e aqueles que possuíam terras, exploravam daqueles que não tinham nada e precisavam de trabalho para o seu sustento e(,) com isso(,) a desigualdade era algo bem comum. Mesmo com a globalização no mundo contemporâneo, a desigualdade continua sendo um desafio para os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Nos dias atuais a desigualdade continua sendo um problema aonde que envolve a maior parte dos países subdesenvolvidos(,) por exemplo o Brasil. Mesmo com ações governamentais(,) a existência dos direitos trabalhistas, o aumento de empregos e o ensino escolar, os brasileiros de classes baixas enfrentam dificuldades, pois a maioria das vagas de empregos exigem um currículo com a formação do ensino médio ao superior. E nem todos têm um ensino básico(,) o que só diminuí as vagas para aqueles que necessitam de um emprego para o seu sustento.
Com o crescimento das indústrias nos países desenvolvidos(,) a mão-de-obra tornou-se mais qualificada(,) o que gerou um custo alto para esses lugares. Com a expansão dessas empresas nos países subdesenvolvidos(,) aonde a maioria da população (é) de renda baixa e a necessidade de emprego é alta, poderiam adquirir nesses países a mesma mão-de-obra, além de qualificada*. Os empresários ganham cada vez mais em cima de trabalhadores de renda baixa que precisam se qualificar para ganhar um salário mínimo ou um pouco mais que isso.
Portanto, para a desigualdade virar igualdade em países subdesenvolvidos, é necessário que ações governamentais invistam na ampliação de uma educação pública de qualidade para todos, aumento da qualidade de vida e o aumento de salários em indústrias grandes. Mas reduzir a desigualdade no Mundo ainda é difícil de combater, pois nem todos países têm acesso a uma qualidade de vida média.
Comentários do corretor
* O raciocínio desse trecho ficou confuso.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à coesão e à coerência entre as ideias e frases.
O texto explora o tema proposto, fazendo uma análise sobre as causas do problema. Porém a discussão sobre os efeitos e possíveis soluções poderia ter sido melhor desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |