Desigualdade social: um problema mundial - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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A desigualdade social é um problema que afeta a todas as nações, porém se acentua mais nos países em desenvolvimento (como o Brasil). Ela não se restringe apenas à falta de oportunidades, mas também de escolaridade, diferença de rendas, condições de saúde, etc. Desses problemas, dois servem de base para demonstrar o quão injusto injusta e inaceitável ela é, são eles: a diferença de rendas e a falta de escolaridade.

A diferença de rendas (ou desigualdade econômica) é um problema que assola o mundo há anos. É intolerável que uma pequena parcela da humanidade tenha o domínio de tanta riqueza enquanto a maioria da população vive em condições subumanas; cita-se, por exemplo, os mendigos, os sem-terra, os favelados, entre outros. O principal responsável por tal situação é o governo, pois apesar de existirem alguns programas que tentam diminuir tal situação (como o “Bolsa Família”), na maioria das vezes os impostos públicos são usados em benefícios próprios.

Quanto à falta de escolaridade, é evidente que se não há investimentos na educação, não será possível para a população carente adquirir um emprego capaz de lhe dar estabilidade econômica. Ou seja, pessoas mais abastadas estudam nos melhores colégios, têm os melhores professores, maior qualificação profissional e, assim, um melhor trabalho; enquanto que as de origem pobre sofrem com uma educação precária, fato este que leva muitos a desistir de estudar e, consequentemente, à criminalidade.

Diante dessas explanações, fica claro que a desigualdade social é um desafio que deve ser superado. A mudança, sem dúvida, começa por um maior investimento nas camadas mais pobres da população; por exemplo, o governo deve aplicar os impostos arrecadados no fomento das políticas públicas (como educação, saúde, alimentação, cultura, etc.). Outra atitude que ajudaria a melhorar tal situação seria a conscientização por parte dos cidadãos, os quais não devem se conformar com o contexto desfavorável (em) que está estão inseridos, pois suas ações e escolhas podem definir o seu futuro. Por fim, só com a união do entre governo com a e população é que será capaz de se possível construir um país mais livre, justo, igualitário e solidário, como previsto na Constituição Federal.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao uso devido de preposições.

O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. O problema está apenas em alguns aspectos gramaticais, pois no campo do conteúdo está tudo bem!

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente