IGUALDADE OU DESIGUALDADE SOCIAL?? - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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   A desigualdade social é um problema que atinge milhões de pessoas de todo o mundo, (problema) este que, recentemente foi amenizado com o índice de desigualdade que caiu de 0,58 para 0,52(,) sendo que, mas, quanto mais próximo de um, maior o número de pessoas sofrendo com essa discriminação social.

  A desigualdade no mundo é algo que ainda está longe de ser resolvido, pois, este é um problema político que depende exclusivamente destes para o problema ser solucionado, (.) se os políticos quisessem(,) resolver este problema já teriam resolvido muito facilmente, contratando profissionais eficientes da área de ADMINISTRAÇÃO* ou de (,) ENGENHEIRO engenharia ou economia ECONOMISTA para realizar cálculos de maneira que estes resultados fossem benéficos a todos igualmente, ou seja, que fôssemos uma sociedade igualitária.  A falta de moradia, de acesso à internet, de condições para estudar, a baixa qualidade de ensino nas escolas públicas, à a fome, e a não sensibilização com as dores dos outros fazem com que cada vez mais aumente o índice de desigualdade notório no mundo todo.

  O problema da desigualdade social só poderá ser resolvido quando os políticos, os seus filhos, netos, e parentes passarem a usar os serviços oferecidos à população, como por exemplo, as escolas públicas, o SUS (Sistema Único de Saúde) e que estes, fossem forem submetidos a ganhar o mesmo salário o qual a população das submoradias ganha mensalmente.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão das ideias.

Quanto ao conteúdo, o texto aborda o tema proposto, porém os argumentos não sustentam as ideias lançadas. É preciso desenvolvê-los melhor.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente