Um vírus genético.* - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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Desde os primórdios, a desigualdade faz parte do nosso sistema, em que a burguesia e os proletariados eram submissos aos nobres e ao clero. Sendo que as consequências dessa desigualdade trazem prejuízos catastróficos para a população, além de ela ser o embrião para a destruição de eras e nações. Logo, a sociedade deve tratar a desigualdade como um desafio e não como um efeito corateral irremediável.

A desiagualdade desigualdade social(,) além de maléfica para todos, traz consigo consequências irremediávies. Muitos estudiosos, como os reformistas, falavam que o crescimento populacional alimentava a desigualdade social, fazendo com que formassem bolsões de pobreza, assim, como válvula de escape para essas pessoas, elas buscavam no tráfico e nos furtos uma ascenção social. (,) prejudicando, portanto, as duas metades da população.

Dessa maneira, muitas nações sucumbiram por causa do abismo social. Revolução francesa, revolução russo russa, guerra do haiti Haiti, período regencial brasileiro. Esses são alguns exemplos que permearam o mundo, em que civis pegaram em armas para tentar acabar com a diferença social. (,) trazendo assim, prejuízos financeiros e psicológicos para toda uma nação.

Fica evidente, portanto, que o vírus da desigualdade social deve ser erradicado. Para que o mundo fique livre dessa doença, o governo deve destinar uma parcela significativa do seu PIB em políticas publicas que visa visem o encurtamento social**, tais como educação de base e cursos profissionalizantes, para que os menos favorecidos tenham uma um alicerce e um corrimão para sua ascenção profissional e igual, além de a sociedade não tratar os iguals iguais com desigualdade, más mas sim os desiguais com desigualdade para que possam ter direitos iguais. Fazendo com que a população possa lamejar almejar uma sociedade justa e igualitária.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

** O que seria um "encurtamento social"?

Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

O texto explora o tema proposto, mas as ideias precisam ser melhor organizadas, de modo que sejam coerentes, coesas e persuasivas.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente