Comumente limitada às questões econômicas, a desigualdade social constitui um dilema complexo inserido numa teia de outros fatores como renda, gênero, escolaridade e raça que(,) aliados à a fatores históricos(,) favoreceram sua permanência ao longo do tempo com desdobramentos de ordem política e cultural. Assim, é evidente que a sua presença é destrutiva nas diversas perspectivas e que a sua superação exige estruturação social, e compromisso político e coletivo por parte da população.
A concepção de desenvolvimento junto com a atual lógica neoliberal que de forma insidiosa colocam a economia como o grande fim a ser buscado são elementos que favorecem a colocação em segundo plano da solução dos abismos sociais e a formação de um caráter cumulativo de tal problema, como enfatizou Rousseau, contribuindo para sua perpetuação e dificuldade no seu combate.
Reconhecidas pelo Fórum Econômico de Davos como uma grande ameaça para a economia global, as disparidades sociais também refletem impactos nefastos para o modelo de democracia representativa e(,) ao contrário do que muito se pensa, poderá contribuir para a constituição de uma sociedade economicamente fragilizada. É diante de tais implicações que se observa uma tendência, embora gradual, de tornar a responsabilidade social um compromisso migrante da escala nacional para a internacional.
Portanto, a presença de abismos sociais constitui a porta de entrada para diversos outros problemas e a superação desses exige uma mudança conjuntural. O governo deve insistir no uso de ações afirmativas e investir no desenvolvimento de uma educação de base capaz de evitar a proliferação contínua de tal dilema. O indivíduo dentro do ecossistema social também possui um papel decisivo no que tange a à mudança de nossa cultura de valores que tanto impulsiona a circulação e sobrevivência desse flagelo social.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, trazendo elementos informativos importantes. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |