No início da sociedade, se originou a desigualdade social. Com o crescimento da população, cada vez mais, aumentaram os números de pessoas, pobres no país brasileiro. Há como pensar como seria a sociedade em um mundo de igualdades, no um lugar (em) que todos teriam os mesmos direitos? Porém a grande maioria prefere não imaginar e continua acreditando que sempre haverá oa diferença social.
De acordo com o site Hoje em Dia, A a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada há dois dias pelo IBGE mostra que os mais ricos (1% da população) avançaram mais em 2012 do que os 10% mais pobres, ao contrário de anos anteriores. Foram analisados na pesquisa fatores como o mercado de trabalho e o acesso à educação, a serviços públicos e a bens duráveis, entre outros*. (...) Quando se considera a renda não apenas dos salários, mas também de aluguéis, aposentadorias, transferências de renda e aplicações, a diferença entre os mais ricos e os mais pobres aumentou mais.
A desigualdade é um efeito colateral irremediável e um resultado indesejado para a população pobre, pois com a diferencia diferença social, para os menos favorecidos, o sofrimento vem se desenvolvendo com a falta de desemprego**, com a ausência de moradias, falta de educação de qualidade e saúde.
Enfim, a solução para a diminuição da desigualdade social, deveria ser a diminuição dos impostos, salários igualitários para todos, ideias e práticas a favor dos menos abastados, seria um grande avanço e um impacto positivo na sociedade.
Comentários do corretor
* Estre trecho foi copiado do site citado. Você pode usar as informações citadas nos textos de apoio e em outras fontes, porém é preciso fazê-lo com suas palavras, não copiando exatamente da forma escrita no texto.
** A falta de desemprego seria algo ruim? Ou você quis dizer "falta de emprego"? Atenção à grafia correta das palavras, que pode levar à incoerência das ideias.
Atenção ao uso devido de preposições, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto, porém não extrapola o senso comum, com uma discussão superficial sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |