Injustiça social - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A população mundial pode ser dividida em três classes sociais: baixa, média e alta, que distribuídas em uma pirâmide ocupam a base, o meio e o topo, respectivamente. A desigualdade social é um problema que sempre existiu mas que atualmente é mais evidente nos países subdesenvolvidos, por isso, nosso maior desafio é encontrar políticas econômicas que sejam capazes de diminuir o abismo entre ricos e pobres.

Ao longo da história da humanidade vários movimentos ocorreram por causa da diferença entre classes sociais, como a Revolução Francesa. O terceiro Estado, que era composto pelos camponeses, trabalhadores e pela burguesia, pagava altos impostos à nobreza e ao clero. Os revolucionários organizaram-se sobre o lema “Liberdade, igualdade e fraternidade” e o absolutismo chegou ao fim. O imperialismo também é um exemplo da dominação entre ricos e pobres, porém entre países.

O Índice de Gini mede a desigualdade na distribuição da renda de um país e, de acordo com ele, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Nos últimos anos, o Governo Federal criou alguns programas sociais com o objetivo de reduzir as desigualdades existentes entre as classes, entre eles está o Bolsa Família, o Prouni e o Minha Casa, Minha Vida.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a igualdade entre todas as pessoas. Exercer a cidadania com responsabilidade é uma maneira de fazer com que os serviços prestados por nossos representantes, como educação e saúde, sejam dignos e tenham condições de proporcionar melhorias na qualidade de vida da maioria da população, ou seja, aquela que ocupa a base e o meio de uma pirâmide social.

Comentários do corretor


Bom texto! Explora bem o tema proposto, faz bom uso de elementos da coletâneta e traz ideias claras, objetivas e bem estruturadas.

Parabéns! Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 10


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente