A união faz a força - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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A desigualdade social(,) segundo Rousseau(,) começa quando os homens passam do estado de natureza onde tinham uma vida essencialmente animal para o estado social, nascendo aia competição entre eles na qual cada um quer ter mais propriedades que o outro, e infelizmente essa riqueza não é distribuída igualmente. E essa divisão desigual desde então ficou intrínseca à sociedade humana.

O sistema capitalista é o grande causador da desigualdade entre as classes, a classe dominante que concentra os maiores detentores da riqueza mundial está cada vez mais rica e com mais poder, e a classe dominada cada vez mais pobre e sem condições de melhoria na vida, o que infelizmente se acentua com o passar dos anos.

Um bom exemplo é o Brasil, na mesma cidade encontramos pessoas tão ricas em nível de países desenvolvidos e do outro lado da cidade a periferia que pode ser nivelada com os países mais subdesenvolvidos do mundo. Essa realidade passou a ser normal aos olhos dos ricos e dos pobres, e tanto uns como os outros pouco se importam se no outro lado da rua alguém passa por necessidade.

A desigualdade pode ser superada, mas para que isso aconteça é preciso uma união mundial, onde os ricos que não sabem o que fazer com tanto dinheiro abram mão de um pouco de suas riquezas para os mais necessitados. E o governo que também tem sua parcela de culpa, pois não dá suporte à população necessitada, e, portanto pode ajudar melhorando a educação básica e profissionalizante(,) dando mais oportunidades para crescer na vida através da educação, uma saúde de qualidade também é necessária e segurança(,) que é essencial.

Sendo assim, a desigualdade é um desafio que(,) apesar de ter uma solução difícil(,) não é utópica, pode ser superado, mas com a união de todos porque sozinho ninguém conseguirá exterminá-la. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à coesão e organização dos períodos e à pontuação.

O texto explora o tema proposto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto e traz uma discussão superficial. Aproveite melhor os elementos da coletânea!

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente