A desigualdade social(,) segundo Rousseau(,) começa quando os homens passam do estado de natureza onde tinham uma vida essencialmente animal para o estado social, nascendo ai aí a competição entre eles na qual cada um quer ter mais propriedades que o outro, e infelizmente essa riqueza não é distribuída igualmente. E essa divisão desigual desde então ficou intrínseca à sociedade humana.
O sistema capitalista é o grande causador da desigualdade entre as classes, a classe dominante que concentra os maiores detentores da riqueza mundial está cada vez mais rica e com mais poder, e a classe dominada cada vez mais pobre e sem condições de melhoria na vida, o que infelizmente se acentua com o passar dos anos.
Um bom exemplo é o Brasil, na mesma cidade encontramos pessoas tão ricas em nível de países desenvolvidos e do outro lado da cidade a periferia que pode ser nivelada com os países mais subdesenvolvidos do mundo. Essa realidade passou a ser normal aos olhos dos ricos e dos pobres, e tanto uns como os outros pouco se importam se no outro lado da rua alguém passa por necessidade.
A desigualdade pode ser superada, mas para que isso aconteça é preciso uma união mundial, onde os ricos que não sabem o que fazer com tanto dinheiro abram mão de um pouco de suas riquezas para os mais necessitados. E o governo que também tem sua parcela de culpa, pois não dá suporte à população necessitada, e, portanto pode ajudar melhorando a educação básica e profissionalizante(,) dando mais oportunidades para crescer na vida através da educação, uma saúde de qualidade também é necessária e segurança(,) que é essencial.
Sendo assim, a desigualdade é um desafio que(,) apesar de ter uma solução difícil(,) não é utópica, pode ser superado, mas com a união de todos porque sozinho ninguém conseguirá exterminá-la.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à coesão e organização dos períodos e à pontuação.
O texto explora o tema proposto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto e traz uma discussão superficial. Aproveite melhor os elementos da coletânea!
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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