Mobilidade: um meio de fuga. - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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Mobilidade: um meio de fuga.*

   Pobreza, desigualdade econômica e educacional são alguns efeitos da disparidade social existente no mundo, mas em maior presença nos países subdesenvolvidos. No Brasil, país emergente, a desigualdade se faz presente no qual (e) a concentração de renda, desemprego e serviços públicos precários agravam esse quadro, logo a mobilidade social e presença do governo são essenciais como utensílios para mitigar essa discrepância.

   Atualmente cerca de 20% da população brasileira ainda vive em situação de pobreza ou indigência, ao contrário do período da década de 90 em que quase metade do país era classe baixa, essa queda foi em decorrência de uma maior chance de pessoas disputarem o mercado de trabalho. No entanto adjunto a isso o baixo Índice de desenvolvimento humano (IDH) do país tem seus problemas refletidos na desigualdade social.

   É indubitável que a educação é uma das alternativas no combate a à desigualdade (como países desenvolvidos tendem em se preocupar com seu ensino público de qualidade, no caso Finlândia, onde o filho do pedreiro e do empresário frequentam a mesma escola), pois se torna uma opção de preparação de pessoas de classe baixa no mercado de trabalho. A consequência disso é uma melhor distribuição de renda e igualdade entre as classes.

   Em suma, as esferas do governo têm essencial papel na busca de sanar a desigualdade, criando e participando de metas, como a do desenvolvimento do milênio, e em melhorar a distribuição de renda, por meio de projetos sociais como o bolsa família, programas de profissionalização tal como o Pronatec e criação de mais faculdades, assim como adotar modelos de educação qualitativa e estatal, dando oportunidades de ascensão da classe mais pobre por meio do estudo e qualificação profissional, e ligado a tudo isso atenuar as desigualdades sociais por meio da mobilidade social  e presença governamental.**

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

** Observe o tamanho do último parágrafo e, apesar disso, não há um ponto final, apenas vírgulas. Isso denota falha na pontuação. Opte por períodos mais curtos e melhor pontuados, que deixam as ideias mais claras e organizadas.

Atenção ao uso da crase  e à pontuação.

Quanto ao conteúdo, o texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente