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Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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 É notório que, a desigualdade social compõe boa parte da população mundial, (.) e presente nos países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes, esse fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: países com baixos índices de alfabetização e má formação educacional, e o investimento ineficiente em áreas sociais.
   Sabe-se que, o analfabetismo e o analfabetismo funcional e são alguns dos grandes problemas enfrentados por alguns chefes de estados, onde o indivíduo sem nenhuma formação, tais como: (escolar, técnica e superior) ficará inapto na maioria das vezes, para ingressar no mercado de trabalho, culminado no desemprego, (.) portanto, a  valorização da qualidade de estudo  é primordial, para a aproximação das classes menos favorecidas com as mais favorecidas.
   É necessário ressaltar que, (a) aplicação dos recursos financeiros em projetos sociais, nem sempre são é eficazes, pois, demandam de um estudo avaliativo que varia de região, demostrando as principais causas, consequências e as possíveis soluções, posteriormente, com o objetivo de oferecer oportunidades de acesso a bens e serviços aos menos privilegiados.
    Diante disso, barreiras devem serem rompidas, sem educação e inclusão não haverá desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta será cada vez mais incerto, (.) a inclusão social atua como mola forte, para a implementação de meios que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade. Devem-se percebe- se que sem um efetivo Estado, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a  desigualdade social.

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e ao uso devido de preposições.

O texto explora o tema proposto, porém em alguns trechos as ideias não estão claras, talvez por má organização das mesmas. Além disso, elementos importantes da coletânea não foram aproveitados para ilustrar a problemática.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente