Em pleno século XXI, a desigualdade social ainda é um problema enfrentado pelos governantes. Em que pese todos os esforços no sentido de combatê-la, a desigualdade está presente até mesmo nos países mais desenvolvidos.
Primeiramente, cumpre ressaltar que a desigualdade social é um fenômeno que já se fazia presente em tempos remotos. Desse modo, pode-se observar tal disparidade ao abordar, por exemplo, temas relacionados à escravidão, mulheres, negros e operários, sempre tratados com inferioridade. Sendo assim, não há dúvidas que essa contingente parcela de indivíduos sofreu diretamente com os efeitos da discriminação social. Ademais, tal panorama histórico de desigualdade traz consequências para os dias atuais, pois, mesmo com a modernização, o país ainda sofre com disparidades sociais na educação, saúde, emprego, distribuição de renda, entre outros segmentos.
No entanto, observam-se, também, inúmeras tentativas do governo visando reduzir os desequilíbrios sociais. Assim, salienta-se a própria Constituição Federal, que arrola como princípio fundamental a igualdade entre todos os cidadãos, sem distinção de qualquer natureza. Outro projeto adotado, com a finalidade de distribuição de renda, é o bolsa família, que concede a famílias carentes um auxílio pecuniário mensal. Por fim, cita-se ainda, como demonstrativo de política pública, a tributação de acordo com o padrão econômico do indivíduo, arrecadando-se mais daqueles de que dispõem de um patrimônio de maior valor.
Desse modo, fica evidente que as desigualdades estão presentes em diversos segmentos sociais e de que se tratam de um desafio para os atuais governos. Assim, para que seja possível minimizar seus efeitos é necessário adotar planos estratégicos, tais como, distribuição de renda, incentivos no mercado de trabalho e fiscal, melhoria na educação, entre outros projetos, que visem estabelecer uma sociedade mais equânime e justa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao uso de preposições.
Bom texto. Explora o tema proposto de forma objetiva, clara e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |