Desigualdade, a doença que tem cura! - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quem nunca sonhou com um país, ou melhor, com um mundo onde todos tivessem as mesmas oportunidades?Onde não houvesse distinção de classes socias?Enfim, onde todos fossem iguais?

Enquanto uns frequentam escolas de alto nível, com ótima estrutura; para outros tal situação é uma realidade quase impossível, são escolas sem a menor estrutura, sem professores e até mesmo sem merenda escolar. Enquanto ‘’o menino rico’’ estuda na melhor escola da cidade, a mãe do ‘’menino pobre’’ faz o que pode para que o filho seja alguém na vida através dos estudos.

Na saúde, as desigualdades tornam-se a se repetir. Tomemos como exemplo dois hospitais da cidade de São Luís no Maranhão, são eles: Socorrão  2 (rede pública) e São Domingos(rede privada). Enquanto que no primeiro hospital, os pacientes aguardam atendimento médico em situações desumanas; no segundo, o paciente recebe toda a assistência possível pelo simples fato de o hospital ser particular.

O menino pobre que um dia sonha em entrar para a Universidade, e o paciente do hospital público que clama por um atendimento digno, são apenas alguns dos vários exemplos de desigualdade que assolam nosso país. Investir mais em nossa educação continua sendo o melhor caminho. Tomemos como exemplo o empresário Janquiê  Diniz(presidente do grupo ‘’Ser Educacional’’  e novo bilionário brasileiro),que veio de uma família pobre e que apostou nos estudos para vencer na vida. Por fim, é preciso enfatizarmos que somos todos seres humanos e que temos direitos e capacidades iguais.

Comentários do corretor


O texto explora o tema proposto, usando alguns exemplos práticos para ilustrar o tema. No entanto, a discussão sobre o assunto ficou superficial. Leia mais sobre o assunto, use os elementos dispostos na coletânea e desenvolva um raciocínio mais crítico em relação ao tema.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente