A desigualdade é um problema que está afetando o mundo atualmente e não se pode negar que traz grandes preocupações fundamentais para o desenvolvimento do país. Essa desigualdade é possível não só por ocorrer principalmente em países não desenvolvidos, mas também devido a à concentração de muito nas mãos de poucos.
Sabe-se que essa desigualdade ocorre em todos os países, pobres ou ricos, porém ela é mais forte nos países não desenvolvidos. De fato essa desigualdade ocorrem em várias circunstâncias; tais como a desigualdade de oportunidades, de escolaridade, de renda e de modo geral a desigualdade econômica.
Um exemplo disso é que o Brasil é considerado um dos países mais desiguais; (,) pois segundo a ONU, em 2005* o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. Como consequência dessa desigualdade o país é muito prejudicado em seu desenvolvimento(,) e por justas razões afetando ainda mais a população carente.
Outro fator importante é a concentração de muito nas mãos de poucos**; observa-se que esse poder é atribuído ao mais “forte”, no caso os ricos. Com isso, a diferença entre os ricos e os podres aumentam cada dia mais, pois segundo dados do IBGE de 2012 a elevação da renda de um ano para o outro, foi de apenas 5.1% para os pobres e de 12% para os ricos.
Assim(,) junto com o desenvolvimento também cresce a miséria, a renda, o desemprego, a fome, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade e a violência.
Por todos esses aspectos, a desigualdade é um desafio muito grande para se combater, principalmente em países não desenvolvidos, em que a há mais indícios de desigualdade. Sendo assim, melhor ainda seria que o governo promovesse incentivos para acabar com a desigualdade, pois sem um efetivo Estado democrático não a há como combater ou diminuir a desigualdade social do país.
Comentários do corretor
* Um dado de 2005 já está um um tanto defasado para ser levado em conta, não?
** Esse fator já foi citado anteriormente, portanto, não pode ser colocado novamente no texto como uma novidade. Sua retomada deve ser elaborada fazendo uma conexão com o que ja foi dito a respeito.
Atenção à coesão e coerência, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pomtuação.
O texto explora o tema proposto, porém usa argumentos superficiais, pouco críticos, além de apresentar problemas de clareza e organização das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |