Desigualdade social - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade é um problema que está afetando o mundo atualmente e não se pode negar que traz grandes preocupações fundamentais para o desenvolvimento do país. Essa desigualdade é possível não só por ocorrer principalmente em países não desenvolvidos, mas também devido a à concentração de muito nas mãos de poucos.

Sabe-se que essa desigualdade ocorre em todos os países, pobres ou ricos, porém ela é mais forte nos países não desenvolvidos. De fato essa desigualdade ocorrem em várias circunstâncias; tais como a desigualdade de oportunidades, de escolaridade, de renda e de modo geral a desigualdade econômica.

 Um exemplo disso é que o Brasil é considerado um dos países mais desiguais; (,) pois segundo a ONU, em 2005* o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. Como consequência dessa desigualdade o país é muito prejudicado em seu desenvolvimento(,) e por justas razões afetando ainda mais a população carente.

Outro fator importante é a concentração de muito nas mãos de poucos**; observa-se que esse poder é atribuído ao mais “forte”, no caso os ricos. Com isso, a diferença entre os ricos e os podres aumentam cada dia mais, pois segundo dados do IBGE de 2012 a elevação da renda de um ano para o outro, foi de apenas 5.1% para os pobres e de 12% para os ricos.

Assim(,) junto com o desenvolvimento também cresce a miséria, a renda, o desemprego, a fome, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade e a violência.

Por todos esses aspectos, a desigualdade é um desafio muito grande para se combater, principalmente em países não desenvolvidos, em que a mais indícios de desigualdade. Sendo assim, melhor ainda seria que o governo promovesse incentivos para acabar com a desigualdade, pois sem um efetivo Estado democrático não a como combater ou diminuir a desigualdade social do país.

Comentários do corretor


* Um dado de 2005 já está um um tanto defasado para ser levado em conta, não?

** Esse fator já foi citado anteriormente, portanto, não pode ser colocado novamente no texto como uma novidade. Sua retomada deve ser elaborada fazendo uma conexão com o que ja foi dito a respeito.

Atenção à coesão e coerência, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pomtuação.

O texto explora o tema proposto, porém usa argumentos superficiais, pouco críticos, além de apresentar problemas de clareza e organização das ideias.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente