A desigualdade é uma consequência do desenvolvimento forçado e mal planejado, decorrente de políticas econômicas com leis rígidas e capital concentrado em pequena parcela da população de uma região ou país, onde o desenvolvimento não é consequência de um governo e de sua população evoluírem economicamente juntos e sim de uma imposição do desenvolvimento com a pequena parcela de ricos de uma região.
O combate à desigualdade atinge nações a há muitos anos e tende a permanecer presente por muitas décadas se não forem combatidas de uma forma mais efetiva e não apenas com políticas de ajuste social. Baseando-se nas palavras de Rousseau que dizem que a desigualdade tende a se acumular, ou seja, não se pode ignorar um mal tão eminente nas sociedades.
Acreditava-se que a desigualdade econômica era decorrente das falhas formas de desenvolvimento do passado, mas com o passar do tempo, com a pequena taxa de melhora, conclui-se que a desigualdade é uma falha atual de nosso governo, que dá poucas oportunidades de ascensão ao indivíduo, que acaba permanecendo*
Todo desenvolvimento gera uma consequência, tal consequência deve ser estudada e combatida desde seu início e na melhor oportunidade possível inibida do governo, que deve priorizar as políticas e as classes menos dotadas de poder aquisitivo e desenvolvê-las para que também produzam e(,) assim, auxiliem o governo a prosperar.
Podemos classificar a desigualdade como uma consequência de uma falha de desenvolvimento econômico, que privilegia uma classe, impondo-a sobre outra de menor desempenho, mas devemos combater esse desenvolvimento falho, pois ele (é) apenas visual, porque na realidade o melhor governo não é aquele mais rico e sim aquele com maior estabilidade e igualdade econômica, não adianta ser o maior economicamente e também o maior provedor de ações desiguais no país.
Comentários do corretor
* permanecendo...? Trecho incompleto.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número e à coesão e coerência das ideias.
O texto explora o tema proposto, porém pouco aproveita as informaçõesda coletânea, além de traçar uma discussão superficial sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |