A desigualdade social é a diferença econômica de um grupo relacionado à a outro, originando as classes sociais. Para muitos cidadãos, esse problema tornou-se habitual e irredutível, enquanto para aqueles que vivenciam a situação abordada, é uma injustiça. Exite uma variabilidade de maneiras para erradicar essa questão, porém é preciso a participação ativa da população e dos governantes.
Os problemas sociais surgiram no Brasil colônia. Os portugueses distribuíram direitos e deveres no território, consequentemente os índios foram escravizados e desapossados de suas terras. Além disso, os negros trazidos da África tornaram-se escravos. Esse passado culminou na desigualdade social na sociedade brasileira, que tenta extinguir esse obstáculo até os dias atuais.
A camada menos favorecida da nação vence uma batalha a cada dia. Desde os primeiros anos de vida, a criança pode ter sua saúde e educação afetadas, pelas dificuldades econômicas enfrentadas pela família. Com diversos impecilhos empecilhos, os pais tentam suprir a renda mensal com seus trabalhos árduos. Em alguns casos, os filhos trabalham para cooperar no rendimento familiar, impedindo o sucesso acadêmico efetivo e prejudicando o futuro da crianças e dos adolescentes.
É notória São notórias as ações do governo para tentar amenizar essa situação. Vários projetos de assistência social à classe baixa vigoram no país, porém ainda há falhas para serem corrigidas. Um aperfeiçoamento do Estado em seus planos implantados, deve ser realizado, melhorando a infraestrutura de escolas, hospitais e áreas de lazer. Além disso, deve-se ter fontes geradoras de emprego para as pessoas de baixa renda, como obras solicitadas pelo poder Executivo. Sendo assim, esse efeito colateral seria solucionado.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, vários elementos da coletânea poderiam ter sido melhor aproveitados para ilustrar a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |