Sociedade e Governo: um depende do outro - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Educação de qualidade, empregos bem remunerados, transportes com excelência, e hospitais com bom atendimento, são alguns algumas das coisas que todo cidadão busca.A Desigualdade Social é algo verídico no mundo, tanto em países ricos, quanto em países não desenvolvidos. Para um ser humano, ter direito aos itens citados acima, não depende só dele, mas também do governo.

Um “pilar” da Desigualdade Social é a má distribuição de Renda. Ademais, é válido salientar que o salário mínimo atual é 724,00 reais sem desconto, enquanto atletas, políticos, ganham mais de 50 mil reais mensais.Como exemplo, o jogador Cristiano Ronaldo é o jogador de futebol de maior salário do planeta, recebe em média 1 milhão de reais por semana, dinheiro este, que poderia ser melhor distribuído na sociedade.

Observa-se que, os mais prejudicados pela Desigualdade Social são os pobres. Pois são os mesmos que dependem da educação, transporte, e saúde pública públicos. Aliás, para conseguir educação, emprego e transporte de qualidade, o cidadão precisa ser mais crítico e escolher com mais critérios, políticos que verdadeiramente “vistam a camisa da sociedade” para colocarem em prática princípios de éticas e solidariedade para com o povo.

No filme “O Triunfo”, narra à a história de alunos de uma escola pública, que estão desmotivados. Contudo, o professor inicia um trabalho motivando os alunos. No final do filme, os alunos conseguem êxito no ano letivo, atingindo um alto índice de notas. Entretanto, nota-se que os alunos de hoje precisam ser motivados a serem pessoas bem sucedidas, para que no futuro tenham boas condições de vida.*

Portanto, a Desigualdade Social é um desafio para todos os países. Os governos precisam inserir na grade curricular, uma matéria de motivação, junto com capacitação profissional, para que os alunos cresçam capacitados tendo chances de alcançar resultados na vida; outra mudança que seria viável é se todos os Cursos Superiores fossem gratuitos, assim as pessoas iriam entrar no mercado de trabalho com maior facilidade. Com todos os fatos citados acima, a desigualdade social só terá um fim com a conscientização da sociedade e investimento por parte do governo na educação.

Comentários do corretor


* O exemplo parece estar sem conexão com o restante do texto, solto.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação é pouco persuasiva. Os elementos da coletânea poderiam ter sido melhor explorados, afim de ajudar na construção de uma discussão mais crítica e aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente