É notório que a desigualdade é um elemento comum nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Dentre os fatores, podemos destacar: a má distribuição de renda, a falta de oportunidade e o difícil acesso a à educação de qualidade das camadas mais desfavorecidas.
Historicamente, a reforma agrária é um marco importante na formação de uma nação desenvolvida, já que isso ajudou a construir uma população menos desigual. Essa distribuição de renda dividida proporcionalmente para todos os habitantes, certamente, favoreceu as classes mais baixas(,) dando-lhes uma melhor qualidade de vida. Diferente do que ocorreu aqui no Brasil, onde as terras foram concedidas de forma que quem tivesse maior influência política recebia propriedades maiores.
Outro fator que podemos desatacar é a falta de oportunidade que estes cidadãos possuem. O investimento que o Estado aplica nas áreas periféricas é insuficiente para atender as às necessidades das pessoas que lá habitam. Como consequência a este fenômeno, é preciso que ocorra uma migração em massa dessa camada menos favorecida para os grandes centros urbanos por motivos de trabalho.
Em adição a isto, podemos citar o elemento mais importante que a sociedade atualmente padece: educação de qualidade. Muitos destes templos de ensino público apresentam características inferiores se comparadas a de uma privada, agravando ainda mais a desigualdade na nossa nação. Além da infraestrutura, poucos professores conseguem reproduzir um ensinamento com o conteúdo suficiente para que o aluno alcance uma vaga numa faculdade federal ou estadual.
Com base no exposto, podemos dizer que a desigualdade social é uma característica da nossa sociedade brasileira que tem sido presente desde a época colonial. Com a ajuda do Estado podemos reverter este problema e fazer com que a classe de baixa renda seja minimizada no país. Investimentos na saúde, transporte, segurança e, principalmente, na educação das escolas das áreas mais precárias da nação são necessários para este acontecimento.
Comentários do corretor
Atenção à crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, elementos da coletânea poderiam ter sido melhor aproveitados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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