As horas passam, os dias passam e os anos passam, a única coisa que parece não passar é a desigualdade que detém uma criança de frequentar uma escola, que impede um trabalhador de receber um salário digno. Este é o grande desenho que vem sendo traçado no Brasil ao longo dos anos e como Rousseau mesmo descreve(,) a desigualdade se acumula no decorrer das gerações, ela cresce com a falta daquilo que um pai não pode dar a um filho, porém não é utopia dizer que o destino de muitos ainda pode ser redesenhado.
A desigualdade no Brasil não começa nas atualidades e sim no seu descobrimento. Índios foram retirados de seus territórios, feitos de escravos, o país foi dividido em capitanias hereditárias, nobres e figuras importantes da corte obtiveram as mesmas, e a história se repete, a riqueza do mundo atual está sendo concentrada nas mãos de poucos(,) o que já havia sido previsto por Karl Marx.
Muitos acreditam que todos os brasileiros possuem os mesmos direitos, que o Brasil é um país de todos, porém grande parte da população não sabe o que é um filho dizer para a sua mãe que não poderá ir a escola hoje, isso pelo fato de não ter chinelo. Não saber que muitos pais pensam que a escola é o melhor lugar para o filho, pois lá ele terá pelo menos uma refeição.
O grande problema é que a desigualdade não é somente de bens matérias materiais e sim toda a sociedade que julga uma pessoa de não ser capaz de mudar. As diferenças começam em uma simples entrevista de emprego, em um bullying que é praticado e é dever de todo cidadão mudar o universo em sua volta.
A utopia de Thomas More nunca poderá ser concretizada, uma sociedade perfeita onde todos vivem iguais não será alcançada. No entanto a humanidade não pode dar as costas para a miséria, a mesma deve ser vencida pela integração social, com a ajuda da erradicação do analfabetismo, assistências estudantis, incentivos do governo, além de ajuda de empresas e comércio para dar bons empregos. Ter esperança de melhoras não é sonhar alto e sim bem baixo, o bastante para se propagar na Terra.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, citando autores que escreveram sobre a desigualdade. No entanto, a estrutura do texto está mais próxima de um artigo de opinião do que de uma dissertação, pois há traços de pessoalidade na argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |