Sonhar baixo - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
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     As horas passam, os dias passam e os anos passam, a única coisa que parece não passar é a desigualdade que detém uma criança de frequentar uma escola, que impede um trabalhador de receber um salário digno. Este é o grande desenho que vem sendo traçado no Brasil ao longo dos anos e como Rousseau mesmo descreve(,) a desigualdade se acumula no decorrer das gerações, ela cresce com a falta daquilo que um pai não pode dar a um filho, porém não é utopia dizer que o destino de muitos ainda pode ser redesenhado. 


    A desigualdade no Brasil não começa nas atualidades e sim no seu descobrimento. Índios foram retirados de seus territórios, feitos de escravos, o país foi dividido em capitanias hereditárias, nobres e figuras importantes da corte obtiveram as mesmas, e a história se repete, a riqueza do mundo atual está sendo concentrada nas mãos de poucos(,) o que já havia sido previsto por Karl Marx. 


    Muitos acreditam que todos os brasileiros possuem os mesmos direitos, que o Brasil é um país de todos, porém grande parte da população não sabe o que é um filho dizer para a sua mãe que não poderá ir a escola hoje, isso pelo fato de não ter chinelo. Não saber que muitos pais pensam que a escola é o melhor lugar para o filho, pois lá ele terá pelo menos uma refeição. 


    O grande problema é que a desigualdade não é somente de bens matérias materiais e sim toda a sociedade que julga uma pessoa de não ser capaz de mudar. As diferenças começam em uma simples entrevista de emprego, em um bullying que é praticado e é dever de todo cidadão mudar o universo em sua volta. 


A utopia de Thomas More nunca poderá ser concretizada, uma sociedade perfeita onde todos vivem iguais não será alcançada. No entanto a humanidade não pode dar as costas para a miséria, a mesma deve ser vencida pela integração social, com a ajuda da erradicação do analfabetismo, assistências estudantis, incentivos do governo, além de ajuda de empresas e comércio para dar bons empregos. Ter esperança de melhoras não é sonhar alto e sim bem baixo, o bastante para se propagar na Terra. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, citando autores que escreveram sobre a desigualdade. No entanto, a estrutura do texto está mais próxima de um artigo de opinião do que de uma dissertação, pois há traços de pessoalidade na argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente