A desigualdade social no mundo de hoje vem sendo um problema muito intenso, no qual de muitas formas o homem as comete cometida de muitas formas pelo homem: racial, social, e salarial, são alguns dos vários tipos de exemplos de desigualdade que atingem cada cidadão do Brasil e do mundo, e que cada vez se tornam mais comum. E como é possível solucionar esse problema?
Tendo como base tais complicações no dia a dia dos seres humanos, pode-se perceber claramente quando é praticado e desenvolvido cada tipo de ato desses, podemos notar a desigualdade racial entre negros, brancos, índios, asiáticos, pardos, entre outras etnias, onde* que tratam uns aos outros com desrespeito, simplesmente por causa da cor da pele dos mesmos. A desfeita na classe econômica se dá primeiramente pela desigualdade social, no na qual a classe A no Brasil tem oportunidade muito maior, de adquirir estudos mais avançados, de ingressar em escolas e universidades particulares e melhores, e para eles são disponibilizados empregos muito mais dignos, que proporcionam um salário aceitável, planos de saúde, etc. Comparando-se com a classe C, os cidadãos envolvidos na mesma têm menos chances de ingressar em escolas particulares, e os empregos proporcionados a eles são relacionados com a educação que receberam durante a vida toda.
Mas baseado nesses fatos, infelizmente a sociedade brasileira que busca igualdade em cada um desses fatores, deve perceber que sem um melhor desenvolvimento do Estado democrático brasileiro, em questões de leis e especificamente igualdade, não há como acabar ou ao menos diminuir com a ocorrência de desigualdade no país, pois para a mudança ocorrer entre cada indivíduo, deve-se ocorrer uma mudança democrática primeiro.
Comentários do corretor
* onde só é usado para se referir a lugar.
Atenção ao uso adequado de pronomes relativos, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e crítica. No entanto as informações da coletânea não foram bem aproveitadas e a discussão ficou superficial, sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |