No Brasil, a desigualdade é muito significativa em relação à a outros países até porque ele ainda é considerado um país subdesenvolvido.Existem vários tipos de desigualdade,a mais problemática é a desigualdade social ou econômica.
Não é de hoje que a desigualdade está presente em nossa sociedade,isso começou desde o período do Brasil Colônia,através da aquisição de direitos ser determinada pela posse de terras e também a escravidão, símbolo mais importante que provocou diversos conflitos vividos com menor impacto hoje.
Esse fenômeno, é visto como algo do cotidiano pelos indivíduos de maior poder aquisitivo.Esse problema,atinge principalmente,a parcela mais pobre da população.Uma das consequências dessa desigualdade,é a má distribuição de renda,ocasionando uma maior concentração nas mãos da minoria.
Os direitos mais básicos,também são mau mal* distribuidos.A educação e a saúde são os mais afetados,pois somente a minoria usufrui de educação de qualidade,com escolas equipadas e preparadas para oferecer uma boa base escolar.A questão da saúde é a mais preocupante,pois a população das classes baixas, enfrentam diversos problemas.Alguns deles são:as filas que enfrentam para que possam marcar uma consulta médica e também a dificuldade de conseguir um médico especialista,espera que pode levar anos.
A respeito dos conflitos comentados, espera-se que,o governo federal** tome medidas conscientizadas conscientes na busca de melhoria dessa distribuição. (,) Proporcionando ás às regiões de menor renda,soluções como: (a) transferência de recursos econômicos,através de instalação de indústrias(,) tirando um pouco o foco das regiões sul e sudeste.
Comentários do corretor
* mau é contrário de bom, mal é contrário de bem.
** Por que apenas o governo federal? E os Estados e municípios? Eles também são responsáveis pela saúde e educação do povo.
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, porém os aspectos da coletânea foram pouco explorados e o texto não trouxe muitas informações atuais sobre o problema, deixando a discussão superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |