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Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
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   Existem diversos tipos de desigualdades, mas uma delas é o a que mais afeta a nossa sociedade: a desigualdade entre ricos e pobres, isto é, um possui melhor qualidade de vida do que o outro e maiores condições financeiras. O governo de cada país tenta combater essa desigualdade, infelizmente muitos que são beneficiados por programas ou por outras circunstâncias, acabam por não aproveitando essas oportunidades, e administrando mau mal* o que ganham.

  Hoje, alguns acham que acabar com a desigualdade social seja é possível, outros são céticos quanto a isso, entretanto, para que essa desigualdade seja vencida é necessário um comprometimento e consciência por parte daqueles que são beneficiados por alguém ou por alguma circunstância, pois sem isso, acabarão voltando a à mesma situação ou até pior, (.) vemos em jornais que alguém ganhou na loteria, e que pouco tempo depois já havia utilizado tudo em coisas vãs, ou mesmo um cantor que entrou na miséria e que foi ajudado por um programa de televisão, ganhou casa, contrato com gravadora(,) e dentre outros, e algum tempo mais tarde voltaram a mostrá-lo, ele havia voltado a à mesma situação novamente, só que viciado em drogas desta vez.

   Desta forma, tudo que vem de modo fácil para algumas pessoas, se esvai também facilmente, muitos dos ricos de nosso mundo começaram a partir da pobreza, mas de que maneira? Eles tiveram força de vontade e queriam sair daquela situação, os mesmos foram atrás dos seus objetivos(,) agarraram-se a toda oportunidade que lhes surgia, infelizmente diversos dos que são beneficiados já estão acomodados à aquela àquela situação, ou como já foi citado não têm consciência e nem comprometimento em evoluir.

  Portanto, não conseguiremos acabar com a desigualdade, seja no âmbito que for, mas, podemos amenizá-la, Algumas formadas formas de se fazer isso é com educação pública de qualidade,  melhoria nos salários,controle e rebaixamento da inflação pois ela influência diretamente nas classes média e baixa, programas do governo com o objetivo explícito de tirar a população carente dessa situação e não programas que não têm como objetivo retirá-los da pobreza e ainda servir de curral eleitoral. Mesmo que alguns indivíduos não saibam aproveitar as oportunidades, elas devem existir.

Comentários do corretor


* mau é contrário de bom, mal é contrário de bem.

Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à pontuação e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar os dados oferecidos pela coletânea, além de defender uma teoria polêmica - a da culpa da vítima - e que carece de uma argumentação mais bem embasada para que se consiga um texto mais persuasivo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente