Longe de ser um efeito irremediável, a desigualdade social é sim um desafio que pode ser superado, mesmo que em pequenos passos. Embora muitos países sofram com este problema, até mesmo os desenvolvidos porém em uma taxa inferior, a desigualdade social surge de várias maneiras(,) dentre elas a mais comum é a econômica e social, onde a renda não é distribuída de uma forma igual para todos, (.) além das condições precárias em que o indivíduo se encontra(,) onde** o mesmo é julgado pela sociedade e assim é excluído dela.
A desigualdade deixou de ser um problema apenas social e se transformou em uma questão universal, onde e todos podem ajudar no combate a essa situação, não só entidades como o governo(,) mas também como empresas(,) desde as pequenas ou até as mais renomeadas no mercado podem contribuir e investir nas pessoas para assim criar condições justas a à população.
É uma tarefa a longo prazo, que pode custar muito. Mas seu retorno é imensurável, além de contribuir para o crescimento dos países, principalmente os em desenvolvimento ou até mesmo os que ainda são considerados não desenvolvidos poderiam ser bem vistos, com o investimento no capital humano, de condições, de oportunidades mais justas a todos, além da quebra (de) paradigmas a respeito da desigualdade. São apenas um dos primeiros passos para a construção de uma sociedade justa e igual para todos, para que assim todos possam competir no mercado de trabalho e tenham um bom desempenho no convívio social.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Onde só é usado para se referir a lugar.
Atenção à pontuação, ao uso da crase e ao uso devido de preposições e de pronomes relativos.
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva e com raciocínio organizado. No entanto, a discussão ficou superficial. Explore os dados oferecidos pela coletânea e construa uma dissertação que informe sobre e ao mesmo tempo analise a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |