No século XVIII, J. J. Rousseau defendia o ideal de que a desigualdade tende a se acumular. Contemporâneos afirmam que as diferenças sociais existentes, sobretudo no Brasil, são resquícios de um passado colonial marcado pela escravidão e imensos lucros obtidos por latifundiários; o que remete ao pensamento do iluminista. Cabe aos governos a missão de superar essa herança desafiadora para proporcionar um melhor nível de vida a todos.
As políticas atuais não beneficiam a maior parte da população(,) de países subdesenvolvidos principalmente. O conceito capitalista que norteia o mundo globalizado acaba por perfazer os interesses dos mais ricos e aos mais pobres são impostas condições mínimas para a manutenção da sobrevivência, fato confirmado pelo Índice Gini que analisa a distribuição da renda de um país.
O padrão de consumo das diferentes classes sociais se diverge frequentemente. Enquanto alguns esbanjam em produtos inovadores e de excelente qualidade, outros se esforçam para adquirir o essencial para suprir as necessidades básicas. Isso demonstra a desigualdade existente; destruindo a opinião de que são fatos isolados na economia.
Todo esse contexto atrapalha também o crescimento pessoal e profissional dos menos favorecidos. Cansados da injustiça aparente(,) perdem suas expectativas e muitas vezes optam por meios ilícitos(,) almejando aumentar a sua renda mensal.
Desta forma, os legisladores devem se esforçar a impulsionar alternativas que fomentem o possível equilíbrio social, como abono financeiro aos que são menos qualificados de acordo com o rendimento labutar e a perpetuação de projetos focados na acessibilidade econômica. Medidas essas que promoverão uma integração nas relações de classes e impulsionarão o desenvolvimento nacional.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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