Combate à Desigualdade: Possível e Desafiante - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos em um mundo repleto de diferenças, efetivamente constituídas por classes sociais, de gênero, etnias ou raça e cor de determinado povo. Essa diversidade entre os povos é humildemente rica e útil para que possamos viver igualmente unidos em fraternidade.

Quando positiva, nos possibilita conhecer outras culturas, línguas, religiões e etc. Podemos nos qualificar com isso, profissionalmente e até mesmo ficarmos satisfeitos por termos ganho experiência e sabedoria de diversas formas. Quando ela (a diversidade), passa a ser negativa, surge então, o que chamamos de Desigualdade.

A pobreza, é um dos principais fatores que reflete esse problema; que comumente afeta países não desenvolvidos. O Brasil, por sua vez, já não é considerado subdesenvolvido. Contudo, está entre os mais desiguais do mundo.

Dados de pesquisas realizadas pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), através da do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam a eminente iminente desigualdade entre os mais pobres e mais ricos.

A desigualdade social é a mais presente em nosso meio, visto até então, que a pobreza chega aos extremos, tornando-se um mal mundialmente atual e(,) consequentemente, elevando-se a males maiores.

Presenciamos casos injustos, porém legais, onde pessoas que possuem renda mais baixa, pagam tributos mais altos que aquelas que se encontram no topo da pirâmide social (na classe mais alta). Obviamente, gera-se uma catástrofe de efeitos negativos. 

Suponha-se que um jovem de classe baixa e/ou média procura um emprego, as coisas ficam mais difíceis pra ele. E se esse mesmo jovem possui uma aparência mais nitidamente humilde e for negro? É aí que surge mais um efeito da desigualdade: O Racismo e a Exclusão.

Felizmente, a educação hoje em dia, abrange vários programas e projetos de ensino e aprendizagem, dando acesso a bolsas de ensino em cursos técnicos e universitários; Beneficiando milhares de jovens que, estudando,encontrarão facilmente um emprego(muitas vezes já na área de seu curso), e a inclusão ganha seu posto.

Por fim, combatendo um alvo maior... (,) Os outros não existirão. Em outras palavras, enquanto existir o preconceito e a exclusão como um todo, haverá desigualdade. E ela resistirá mesmo com o passar do tempo. E estará ali, presente em lugares distintos e agirá analogamente.Tomemos isso como um desafio a ser alcançado e reparado.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com bons exemplos que ilustram a questão. No entanto, a utilização de dados sobre a desigualdade trariam mais credibilidade e substância à argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente