De modo geral, no Brasil, a desigualdade social é vista e analisada de forma incorreta, restringindo-se a à análise do ganho. Porém, tal problema engloba não apenas a questão salarial(,) como também o poder público e o contingente social.
Um aspecto a ser analisado é a necessidade da atuação do poder público diante dos elevados índices de desigualdade no país. São vários exemplos que evidenciam tal necessidade, como a falta de oportunidades, distinção entre as classes dos mais favorecidos e menos favorecidos, a má qualidade da educação pública, entre outros. Demonstrados os fatos, fica clara a importância da intervenção do estado diante da atual situação.
Outro aspecto a ser analisado é a relevância da sociedade frente à construção do pensamento coletivo. Tal relevância é evidenciada uma vez que grande parte da população se deixa influenciar pelar propagandas publicitárias como um todo, que pregam a todo instante o consumo de uma forma exagerada(,) o que faz com que a pobreza só aumente. Diante desse fato fica clara a importância da sociedade perante a conscientização.
Frente ao apresentado, é de suma importância a análise do padrão de equilíbrio entre as classes visando à solução. Esta encontrando que encontra viabilidade em uma ação conjunta do poder público com o contingente social. O primeiro atuaria, no investimento contínuo na educação, pois por meio desta é possível alcançar o progresso de forma coletiva e com isto a nação brasileira o tão sonhado desenvolvimento econômico da nação brasileira. Já o segundo, atuaria na construção do saber e na conscientização de que se deve evitar ao máximo o desperdício. Dessa maneira, pode-se coibir tal problema(,) trazendo uma convivência mais pacífica para todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à organização das ideias nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, elementos da coletânea poderiam ter sido melhor explorando, como dados que ilustram a real dimensão do problema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |