O Brasil(,) por ser um país com grande extensão(,) apresenta diferenças entre seus povos, diferenças essas que nasceram do fruto do progresso com que cada região se desenvolveu. A desigualdade social se mostra consequência do individualismo e da busca incessante pelo lucro, isso acaba gerando contrastes sociais que podem ser facilmente notados.
O Índice de Gini é um recurso que(,) por meio de cálculos(,) faz uma estimativa do quanto determinado local porta de concentração de renda, sendo este o grande causador da desigualdade social. O avanço econômico vivenciado no Brasil nas últimas décadas vem acompanhada acompanhado da já citada concentração de renda, e por isso estamos no ranking do Índice de Gini, transparecendo que grande parte do dinheiro está centralizado em um pequeno e seleto grupo.
O desequilíbrio econômico gerado pela heterogeneidade financeira é de cunho natural e é consequência muitas das vezes do mérito pessoal. Por ser um fator natural(,) a desigualdade social pode ser encarada como um efeito colateral irremediável, visto que e em certas proporções é saudável e auxilia como incentivador que(,) por discrepância em relação ao merecimento(,) pode ser um elevador na chamada "pirâmide social". A desigualdade social de forma demasiada pode ser remediada com a intervenção do Estado oferecendo oportunidades aos mais desfavorecidos, controlando à a inflação(,) e dentre outras ações.
Conclui-se que a dessemelhança social existe no Brasil e é lohuvável louvável quando em pequenas escalas. Quando a desigualdade se encontra em maiores parâmetros(,) esta pode ser minimizada com a atuação do Estado, porém, nunca cessada porque é um efeito colateral, natural e irremediável.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso de preposições, à crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto, em alguns momentos seria interessante citar dados que precisem melhor a atual situação de desigualdade no país, afim de informar melhor o leitor.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |