Desencadeando inúmeros outros problemas, a desigualdade social em nosso país vem de épocas remotas, fruto da distribuição de terras da colônia e de uma sociedade escravocrata. Assim, todos nós, descendentes desse período sofremos suas conseqüências e(,) somada a à falta de oportunidade para todos dos dias de hoje(,) acabamos presos a uma sociedade cheia de injustiças.
Além do peso de séculos passados, o caos foi agravado com o crescimento urbano descontrolado, que fez surgir as favelas, um ambiente insalubre, que não oferece o mínimo de dignidade para seus habitantes, provocando a marginalização desses. Marginalização a mesma que notamos nos tão diferentes índices de desenvolvimento do centro-sul com o norte e nordeste do país.
Justamente aqueles que deviam se manifestar, se calam, e os que têm meio e são incumbidos de modificar a realidade acabam se acomodando. Inegavelmente as condições sociais melhoraram muito com as políticas de inclusão social incentivadas principalmente pelo governo do PT. O oferecimento de oportunidades de trabalho, de saúde e educação resultaram em um Brasil pouco mais justo, que queremos ver crescer.
Infelizmente ainda não temos um país para todos. A desigualdade é sim um desafio provocado pelo efeito de toda disparidade econômica, egoísmo, e acomodação (em) que nossa sociedade se encontra. Porém é possível reverter este quadro com medidas imediatas, como cotas socioeconômicas e com reformas de base, como os royalties do petróleo sendo destinados à educação. Esperamos ansiosamente ver a tão sonhada reforma agrária, os impostos sendo revertidos em benefício da população, e inúmeras outras medidas que trarão o selvagem capitalismo mais próximo do utópico socialismo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e ao emprego de pronomes relativos e preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, com argumentos coerentes e críticos. No entanto, há espaço para explorar melhor os dados da coletânea, o que tornaria o texto mais exemplificativo para os leitores.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |