- Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     É notório o abismo entre as classes sociais dos quatro cantos do planeta. Herança trazida desde os tempos mais remotos e que se faz presente na contemporaneidade, na qual a sociedade ainda vive em um meio de segregação que limita as relações interpessoais.

     No período da colonização, com as más divisões das capitanias hereditárias, nota-se o surgimento da hierarquia social no Brasil, que se estendeu, séculos depois, nos ciclos do açúcar e café, fato que perpetua tal desigualdade até o século corrente. Má distribuição de renda, falta de oportunidade de trabalho, aumento de preços e baixos salários, falta de investimentos nas áreas sociais, culturais, saúde e educação pública que reduzem as possibilidades do pobre integrar-se no mercado de trabalho, são alguns fatores que promovem a desigualdade social.

     Típico de países subdesenvolvidos, há pessoas restritas de usufruir recursos existentes no país. Na constituição de mandioca, por exemplo, as votações eram limitadas a quem possuía renda. Hoje, o poder continua sendo medido pela capacidade econômica e as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são. Diante deste cenário, é clarividente que haja conseqüências mais sérias para o país, como a ascensão da violência, criminalidade, desemprego, fome, favelização, além do atraso na economia. Assim, é possível erguer-se o questionamento de onde está a democracia, a forma de acabar com o preconceito e buscar a igualdade e inclusão social que, infelizmente, a população brasileira se limita a certos atributos criando barreiras e anulando oportunidades para uma sociedade mais justa.

     Correlacionado a isso, cabe ao Estado identificar e combater os problemas que cercam a sociedade(,) como a má distribuição de renda, impondo a diminuição do preço de alimentos e o aumento de oportunidades de trabalho, para que os atributos da vida humana não cheguem apenas a alguns, mas a todos, no intuito de diminuir a distância das esferas sociais afim de obter uma sociedade justa e igual que é, sobretudo, possível. 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentos coerentes com o ponto de vista apresentado. No entanto, há dados na coletânea que poderiam ter sido melhor explorados e tornariam a discussão mais ilustrada e aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente