Causa perdida - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
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Considerada como um problema praticamente insolúvel, as diferenças sociais se mostram como um subproduto do avanço capitalista. No entanto, esse obstáculo não é algo recente, sendo resultado de um aproveitamento abusivo por parte da aristocracia econômica desde a Época Moderna até os dias atuais.Assim, basicamente, foram três fatores que decretaram a permanência desse mau mal*: exploração colonial, a supremacia do capitalismo e a globalização, todos intimamente associados.

A desigualdade é uma consequência direta do avanço capitalista, e isso pode ser ilustrado por um ponto em comum dentre as nações consideradas subdesenvolvidas, onde o problema se mostra mais evidente.Tanto os países da América Latina quanto os da África e Sudeste Asiático sofreram uma intensa exploração colonial.Esse fator, além de limitar o crescimento econômico, limitou o desenvolvimento social, uma vez que as decisões tomadas sempre estiveram de acordo com os interesses da elite.Isso,porém,vem sendo intensificado na atualidade.Esse fato pode ser exemplificado com os países do BRICS, que estão em fase de crescimento econômico acelerado,beneficiando apenas os grandes empresários e marginalizando as camadas inferiores.

Essa discrepância social é, indubitavelmente, um fenômeno impossível de ser combatido por causa de dois motivos:primeiro, nenhum milionário deseja compartilhar sua renda;e segundo, o problema chegou a um nível tão elevado, a pobreza é tanta, que chega a ser inviável e ilógico tentar buscar uma solução.No entanto, cabe ressaltar a ação de ONGs e outras instituições filantrópicas que procuram promover a integração dessa massa excluída, tanto social quanto culturalmente, uma vez que o desenvolvimento científico atinge apenas um diminuto contingente.

Agora,tratando-se de assuntos recentes, vê-se que a globalização foi o propulsor final da situação.Esse processo de interligação entre os continentes mostrou-se, na verdade,uma nova forma de enriquecer grandes empresas.E isso pode ser explicado com o avanço tecnológico:enquanto há um grupo minoritário totalmente consciente dos mais modernos aparelhos, existe um outro que mal sabe o que é um celular. Milton Santos(1926-2001), notável geógrafo brasileiros,defendia uma globalização mais solidária,todavia,apesar de seus esforços,esse objetivo é quase que inatingível, visto que hoje o planeta está sob domínio das transnacionais.

O Coeficiente de Gini, medidor da desigualdade econômica de uma país, revela que esse problema não é homogêneo,afetando principalmente as nações emergentes.Isso é resultado do passado desses países, tanto com a exploração colonial na Época Moderna quanto no final do século XIX, momento da expansão imperialista europeia.Mais recentemente, a Terceira Revolução Industrial foi a responsável pela afirmação das disparidades sociais. O problema é um efeito colateral do capitalismo, não há como pará-lo, pois,com o passar do tempo, o poder concentra-se cada vez mais com os banqueiros e empresários, excluindo uma grande massa que foi apenas uma vítima de toda essa situação.

Comentários do corretor


* mau é contrário de bom, mal é contrário de bem.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, com argumentação bem elaborada e coerente com o ponto de vista defendido. Uma dica, no entanto, é usar dados oferecidos na coletânea para ilustrar ainda mais a situação.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente