Desde o Brasil Colonial, acompanhamos em nosso país situações desagradáveis, relacionadas a à desigualdade social. (,) Que afeta não só países pobres, mas o mundo no geral ; (.) (Ela) está extremamente ligada a educação, saúde, fontes de renda, e etc. Seria a desigualdade uma herança alimentada por nós?
O termo "herança" pode ser usado se compararmos a desproporção atual, com a era escravocrata que nosso país vivenciou. Onde um povo rico e abastado habitou as terras brasileiras, trazendo destruição e agonia aos primeiros nativos oriundos daquele lugar; aproveitando-se da situação desfavorável na qual encontraram os índios.
Hoje possuímos acesso a pesquisas que nos informam sobre as taxas de desemprego, a grande inflação na bolsa de valores, e na concentração de renda. Expondo disparidade, que outrora não era mostrada; explanando também uma análise do mundo globalizado e pós-capitalista.
As divergências não devem ser observadas analogicamente apenas em relação ao dinheiro; elas são frutos da carência de aceitação das diferentes etnias e culturas, do acesso limitado a saneamento básico, didática, pedagógica, saúde pública e empregos de qualidade. Visto que, estes contrastes ultrapassam de geração em geração, sendo raros, casos promissores de pessoas humildes, que ocupam posição de destaque em sociedade.
A economia mundial clama por reformas civís, tributárias e coletivas. Esta desproporção só será equiparada com políticos que priorizem o lado social de cada cidadão, onde todos obtenham direitos a uma vida digna, conforme seu saldo mensal. A distinção entre as classes, apesar de ser um acúmulo de séculos, é um flagelo que arduamente pode ser vencido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e ao uso adequadro de preposições e pronomes.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, clara e objetiva. No entanto, há elementos da coletânea que poderiam ter sido melhor explorados para que o texto ficasse mais ilustrativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |