O desafio da desigualdade - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social é um problema que afeta não só o Brasil, mas também outros países ricos ou não(,) e o conceito abrange várias áreas como: desigualdade econômica, educacional, de oportunidades e resultados(,) entre outros.

Segundo a ONU(,) em 2005 o Brasil era um dos países mais desiguais do mundo, ocupava o 8º lugar, já em 2009, o índice GINI, que avalia a desigualdade de renda(,) divulgou que o país em questão teve uma queda de 0,58 para 0,52 (compreendendo que quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade). Entretanto, ainda segundo a ONU, atualmente o Brasil encontra-se no 4º lugar com outros países da América Latina.

Durante a conferência PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Panamá, seu acessor mencionou que "apesar das melhorias neste setor na ultima década, a desigualdade na América Latina, deve-se ao fato de que nesta área há mais milionários do que em outras regiões do mundo".

Podemos dizer que sim, há um desafio entre manter ou buscar a melhoria na desigualdade em diferenciados setores socias de um país, principalmente no que se refere a um país com a extensão territorial considerável como, por exemplo, a brasileira.

A desigualdade em uma ideia geral é dada pela distribuição diferenciada de renda no país e isso desencadeia os mais diversificados tipos de problemas de desenvolvimento social, como as diferentes oportunidades de estudo, emprego, colocação em mercado de trabalho, dificuldades no acesso ao ensino(,)  superior entre muitas outras, e que tornam-se apenas consequências de um país que precisa melhorar o governo e diminuir gastos para promover uma igualdade mais justa.​

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e ao uso devido de pronomes relativos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido, além de bom aproveitamento dos dados expostos na coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente