Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável? - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 11/07/2014

Status:

Corrigida
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O Brasil contemporâneo demonstra toda a sanha de sua desigualdade social, através da falta de: educação, renda digna, saúde, respeito aos gêneros, etc. Todavia, este tema é algo recorrente no país, tanto que em meados dos anos 90, o grupo musical “Paralamas do Sucesso”, gravou uma música retratando a desigualdade social, denominada “A novidade”*.

Através de índices estatísticos é possível ter-se uma ideia da desigualdade social do país. Contudo, com o respeito que lhes é devido, sem ação essas informações tornam-se meros dados sem valor.

Sabe-se que grande parte da desigualdade social é gerada pelo jogo do mercado e do capital, entretanto é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras.

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE no ano de 2013, demonstra que os mais ricos – 1% da população – avançaram mais em 2012 do que os mais pobres, ao contrário dos anos anteriores.

O desafio em questão é amplo, porém pode ser minimizado. Há a necessidade de mudança cultural no Brasil. Um exemplo em voga relativo a à desigualdade social, é uma de suas ramificações: a financeira, “O cidadão brasileiro muito reivindica, mas nada faz para galgar até a almejada ascensão social. Sabemos de todas as dificuldades, todavia reivindicação sem labuta, nada vale”.**

É claro que o cidadão por si só não obterá resultados que possam ser compartilhados com toda sua comunidade, por isso o avanço cultural deve ser explorado pelo máximo de cidadãos possíveis, assim demonstraremos as às pessoas que regem este país o tipo de mudança que esperamos.

É possível melhorar o índice estatístico atual, contudo o primeiro passo deve ser dado pela população, afim de pressagiar um novo tempo para o país.

Comentários do corretor


* Já que a música foi citada, para que ela realmente enriqueça a argumentação, seria interessante que algum trecho dela referente ao tema tratado no texto fosse escrito. Como feito, trata-se apenas de uma informação que não acrescenta nada à discussão.

** Trecho entre aspas denota que foi tirado de algum lugar ou é uma fala de alguém, porém não foi dada a devida referência.

Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto, porém as ideias precisam ser melhor organizadas, os argumentos bem elaborados e a coletânea melhor aproveitada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente