Há décadas, tornou-se evidente que existem grandes disparidades entre as parcelas da sociedade brasileira. Esse fenômeno tem despertado preocupações, reflete a má distribuição de renda e baixa qualidade de da educação pública.
Desde o período colonial a distribuição bastante desigual da renda, em meio a à população brasileira tem contribuído para acirrar as desigualdades existentes no país, uma vez que uma minoria demográfica acaba ficando com maior parte dos recursos financeiros , quase impossibilitando grande parte das pessoas de conseguir satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar. Em virtude de tal fato cresce a violência e a taxa de mortalidade.
É indiscutível que a péssima qualidade da educação oferecida pela rede pública proporciona o aumento das diferenças sócias sociais, já que dificulta parcelas da população brasileira de ingressam ingressarem no mercado de trabalho formal, colocando – as para desempenhar atividades informais como uma estratégia para obter os recursos necessários á à sobrevivência.
Em meio ás às preocupantes disparidades sociais que persistem no Brasil(,) coube ao poder público para combater tal problema, como melhora da distribuição da renda e da qualidade da educação no pais
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão e sem aproveitar bem as informações dispostas na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |