A desigualdade é um desafio enfrentado por grande parte da população em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. Isso se deve, primordialmente, a à má distribuição de renda e ao ensino de baixa qualidade.
A má distribuição de renda causa uma desigualdade muito grande na sociedade. O problema dela é poucos ganhando muito e muitos ganhando pouco, causando, assim, muitas vezes, inacesso a à casa própria e a bens duráveis. Porém, hoje, o governo federal está ajudando a financiar, através do programa "Minha casa, minha vida", casas a preços mais acessíveis e subsidiando na sua aquisição, entretanto exclui os mendigos.
Além da distribuição de renda, tem o ensino de baixa qualidade, o qual influencia bastante na desigualdade social, pois é por meio de uma boa educação que se consegue ingressar na universidade e posteriormente entrar no mercado de trabalho. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem acesso a uma educação de qualidade, gerando, assim, trabalhadores sem qualificação. Contudo, para facilitar o ingresso destes na universidade, o governo criou o sistema de cotas, o qual destina uma porcentagem das vagas a estudantes de escolas públicas.
Como foi dito, a desigualdade é causada tanto pela má distribuição de renda como pela educação de baixa qualidade. Para tentar diminuir essa desigualdade, o governo deve melhorar a educação nas escolas públicas, colocando o ensino integral e fiscalizar se os professores estão dando aula corretamente. Mas também, deve incluir mendigos no Programa "Minha casa, minha vida", pois são as piores vítimas da desigualdade. Portanto, seguindo essas propostas(,) o país diminui a desigualdade e ainda cresce.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na complexidade da questão e sem aproveitar os elementos trazidos pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |