Não é de hoje que a desigualdade está presente em todos os cantos do planeta, desde países não desenvolvidos até países desenvolvidos. Más Mas afinal(,) quais os motivos que culminam nessa desigualdade em pleno século XXI?
O ser humano muitas vezes deixa de lado o dom de raciocinar e age de forma primitiva, onde quem manda é quem domina o espaço. Em nossa atualidade o poder ainda está nas mãos de quem domina, não das técnicas de caça e produção de fogo, más mas do dinheiro no bolso.
A escravidão proporcionou um aumento no abismo de desigualdade. Ao relembrar as classes da civilização grega podemos observar que a classe escravista era de alguns seres humanos quem não tinham terras. A partir deste momento até os dias de hoje, podemos perceber que não houve nenhuma manifestação digna que pudesse diminuir a diferença de classes.
Deste modo, devemos olhar mais o ser humano como uma pessoa e não como algo material que se vê com “crueldade”. Promover uma boa distribuição de renda é um requisito importante(,) a fim (de) que todos possam se sentir iguais, pois deve se ter haver igualdade em todos os pontos, sociais e econômicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso devido de preposições e de termos apropriados ao contexto.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido, no entanto os elementos e dados dispostos na coletânea poderiam ter sido melhor aproveitados, assim a discussão ficaria mais aprofundada e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |