Até onde se sabe, desde a antiguidade o homem convive com a divisão de trabalho, embora o conceito sobre “luta de classes” tenha sido formulado séculos depois por Karl Marx. Nesse sentido, o Império Egípcio foi a base dessa historicidade, na qual viviam vivia-se em uma sociedade “intransitiva” socialmente.
Dessa forma, com o fim do Mercantilismo e a gênesis do Capitalismo, contribuíram significativamante para a disparidade econômica na sociedade. Assim, a busca por acumular capital e inferir valor a tudo, até as às pessoas, seja por sua classe ou aparência; prevalecendo desse jeito, faz prevalecer a subumanidade diante das condições, nas às quais são impostas aos “deslocados” economicamente.
Por outro lado, coma a flexão entre classes, inserção da democrácia democracia (real), busca por oportunidades e ascendência intelectual através do conhecimento desmistificam a teoria –* (de que) A classe a que pertencemos é que condiciona, de forma decisiva, nossa atuação social- (Marx).
Nessa perspectiva, a desigualdade poderá deixar de ser uma utopia ou efeito colateral irremediável e será O desafio para o Estado: desfavorecendo desfavorecer regalias tributivas para a elite, melhorar e continuar com políticas públicas redistributivas eficazes e(,) a cada cidadão cabe sair da inércia, buscando si locar se colocar na sociedade atravéz através do conhecimento, o qual acarretará em uma significativa melhoria de vida e uma provável igualdade social.
Comentários do corretor
* O uso do traço não cabe neste contexto.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à coesão entre as ideias, ao uso da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém algumas falhas na organização do raciocínio, em relação à coesão e coerência, prejudicaram o contexto como um todo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |